Prefeitura e parceiros promovem a fabricação de cobertores térmicos para população em situação de rua
Como parte de uma ação conjunta para auxiliar a comunidade mais carente a enfrentar as baixas temperaturas, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, a Defesa Civil, o Praça Shopping e Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG) estão trabalhando na produção de sacos de dormir térmicos e impermeáveis. Na tarde de terça-feira (27), representantes dos órgãos parceiros puderam conhecer de perto o processo de fabricação diretamente nas dependências da PERG, onde as primeiras 14 peças já estão totalmente finalizadas.
O projeto, que compõe a Campanha do Agasalho 2023, vem sendo realizado pela Defesa Civil desde 2021 e conta com o reforço do Praça Shopping, que manteve a parceria para 2023. Nesta edição, a novidade é a participação da mão de obra prisional na confecção dos cobertores.
O trabalho foi iniciado há cerca de três semanas quando, por meio de um programa da Unimed, a instrutora Ângela da Silva foi cedida para ensinar os apenados a executar o trabalho. Ela acompanha as atividades uma vez por semana para preparar os moldes e passar as principais orientações para que a produção tenha continuidade nos demais dias. “No começo tivemos um pouco de dificuldade enquanto a gente procurava a maneira mais prática e rápida para confeccionar. Eles foram eficientes e a maioria deles já sabe como costurar, já fazem sozinhos, e só não produziram mais pois os materiais acabaram. Até quando tem alguém novo, eles mesmos já conseguem ensinar”, conta.
Os itens são destinados principalmente para a população em situação de rua e são feitos com cobertores, lonas e materiais plásticos e caixas de leite UHT limpas e desmontadas. O material plástico atua como impermeabilizante, garantindo que o cobertor duplo não entre em contato com líquidos, enquanto as caixas de leite são colocadas no meio da camada de cobertores, auxiliando no processo de isolamento térmico e impedindo a passagem do frio.
Para o diretor da Penitenciária, Fábio Könzgen Mello da Silva, a iniciativa é fundamental do ponto de vista prisional por ofertar uma ocupação em troca de remição da pena, possibilitando o aprendizado de uma nova profissão, além de contribuir com a comunidade.
“O melhor é poder aliar uma ação social que, por meio da união de forças, permite utilizar a mão de obra prisional, que é extremamente benéfica para a sociedade, para ajudar a população em situação de rua que sofre com o frio que temos visto no outono, e que no inverno é ainda mais rigoroso. Importante destacar que o preso que busca o trabalho é geralmente mais disciplinado e embora tenhamos limitações, eles gostam bastante porque é uma forma de não estarem ociosos na cela e também de gerar um aprendizado para uma futura profissão”, avalia.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Evandro Silveira, atualmente cerca de 280 pessoas se encontram em situação de rua no Rio Grande. Destas, pouco menos da metade procura abrigos ou albergues para pernoite.
“ Muitos preferem não ir às unidades de acolhimento noturno, então essa parceria é fundamental pois a produção nos ajuda a vencer essa demanda. Assim conseguimos fornecer condições para que aquelas pessoas que preferem ficar nas ruas estejam protegidas contra o frio e a umidade, já que esses sacos são isolantes térmicos e impermeáveis também”, afirma.
Doação de material e avaliação das primeiras peças
Como uma das idealizadoras da proposta, a Defesa Civil tem contribuído com a doação de cobertores e lonas para a fabricação dos sacos de dormir. Atualmente já foram entregues 20 cobertores, doações vindas de empresas parceiras e da Defesa Civil Estadual, e vários metros de lonas. De confecção bastante resistente, as lonas são as mesmas utilizadas em casos de destelhamentos devido a fenômenos naturais e são responsáveis pela impermeabilização dos cobertores.
De acordo com o ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, a previsão para o inverno deste ano é de frio menos rigoroso, mas com muita precipitação. Por isso ele verificou com atenção a qualidade das peças. “O material pronto está fantástico, ficou muito bom. São sacos de dormir impermeáveis e térmicos bem grandes e quentes e as pessoas em situação de rua vão estar bem aquecidos nesse inverno. A Defesa Civil está sempre buscando ajudar os mais necessitados, como parte do nosso lema ‘Defesa Civil somos todos nós’, e essa parceria vai ser muito importante para o inverno na nossa cidade”, diz.
Ainda durante a visita, o Praça Shopping realizou uma nova entrega de 10 cobertores, que serão utilizados para a continuidade do trabalho. De acordo com a Gerente de Marketing do Praça Shopping, Michelle Rossettini, a intenção é contar com a colaboração da comunidade para a doação dos materiais e reforçar a confecção dos sacos de dormir.
“Vamos disponibilizar o Espaço Solidário do Praça para doações de cobertores, lonas e caixas de leite. Sempre tivemos um grande apoio da população nos nossos projetos, como foi a colaboração no ano passado, e creio que neste ano vamos arrecadar ainda mais para ajudar a população durante os dias mais frios”, conta.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação