Notícias

Prefeitura e Porto discutem temas transversais

Na manhã desta quinta-feira (31) agentes públicos da Prefeitura Municipal do Rio Grande e da Superintendência do Porto estiveram reunidos. O encontro, articulado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, consolidou as boas-vindas da administração municipal ao novo superintendente Fernando Estima e foi pautado pela apresentação e encaminhamento de pautas que visam o desenvolvimento articulado da cidade.

“Gostaríamos de estabelecer um diálogo transversal sobre pautas que nos parecem comuns e outras que possam surgir. Neste sentido, a intenção é que haja uma relação de estreitamento das relações com o Porto, por tudo que ele representa para a nossa cidade e para o nosso estado”, pontuou o prefeito, após agradecer a oportunidade do encontro e desejar êxito para a nova gestão.

O Chefe do Executivo rio-grandino destacou que, antes da reunião, convocou o seu secretariado para uma discussão prévia, com o intuito de reforçar as possibilidades de parceria. Neste sentido, grande parte do secretariado de governo esteve presente no encontro desta manhã, com a apresentação de cerca de dez pautas de interesse comum.

Dentre elas, talvez a de maior destaque, o projeto de revitalização do Porto histórico e seu entorno, de autoria dos arquitetos e urbanistas Raul Macadar e Marcio Gomes Lontrade, orçado em cerca de 18 milhões. A sugestão do Executivo é que a Superintendência abrace a pauta e faça o encaminhamento junto ao BNDES e governo federal. Outro assunto destacado foi a duplicação do lote 4 da BR-392, um gargalo no escoamento das safras pelo Porto. Neste sentido, o prefeito se colocou à disposição para somar nas articulações junto as esferas de governo para que a pauta avance. A Prefeitura também deseja estar ao lado da Superintendência na defesa de outro investimento importante para Rio Grande: a construção de um terminal de gás. Além da geração de empregos, a consolidação do investimento repercutiria positivamente na arrecadação impostos tanto para o estado quanto para o município “além de agregar uma matriz energética que nós não temos”, reforçou Lindenmeyer.

Questões relacionadas ao distrito industrial, fomento ao turismo, aproveitamento de áreas públicas para a construção de unidades habitacionais, renovação da parceria para utilização do Armazém A-2 do Porto Velho como sede do Banco do vestuário, dentre outros assuntos, também fizeram parte da reunião. Os pleitos foram resumidos em um documento elaborado pelo Executivo e entregue ao novo Superintendente. O gestor do Porto encerrou o encontro afirmando que colocará sua equipe técnica à disposição para tratar dos temas apresentados pelo prefeito de Rio Grande.

Representaram o governo municipal, além do prefeito Alexandre Lindenmeyer,  o Chefe de Gabinete Alexandre Protásio, o secretário de Controle e Serviços Urbanos e ex-superintendente do Porto, Dirceu Lopes, o secretário de Coordenação e Planejamento, João Carlos Cousin, o secretário da Pesca, Cláudio Costa, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Morrone, acompanhado pelo superintendente da pasta, Cláudio Engelke Jr, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Gilmar Ávila, o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Carlos Alberto Brusch Terres e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Surama Santos.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.