NotíciasRio Grande

Prefeitura e Sest Senat discutem qualificação para trabalhadores que exercem a função de cobrador no transporte coletivo

Na manhã desta quinta-feira, 3, o prefeito Fábio Branco e os secretários de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro e de Gestão Administrativa e Licitações, Deivid Mendes, estiveram reunidos com a gerente do Sest Senat, Queli Schenkel. A reunião aconteceu na sede da entidade e foi uma discussão inicial sobre o oferecimento de cursos de qualificação para funcionários que atualmente exercem a função de cobrador no transporte público coletivo municipal.

Na oportunidade, o Sest Senat apresentou resultados de um questionário aplicado a cobradores de ambas as empresas – Noiva do Mar e Transpessoal. O diagnóstico traz um perfil dos funcionários e um panorama das áreas de interesse nas quais eles gostariam de receber a qualificação. Com base nisso, o Sest Senat também demonstrou uma pré-proposta com o detalhamento das capacitações que poderá disponibilizar aos colaboradores. Dentre as áreas citadas estão: fiscal de transporte, gerente de frota, frentista, mecânico, almoxarifado, segurança do trabalho, operação de máquinas, motorista e outras.

O oferecimento de qualificação aos trabalhadores que atuam como cobradores de ônibus está prevista na Lei 8.699 de 2021, que dispõe sobre o programa de extinção gradativa da função no município. O processo de extinção da função deverá acontecer de forma gradual, até 2026, por meio da transferência desses funcionários para o exercício de outras atividades e da não reposição de cobradores nos casos específicos de rescisão de trabalho por iniciativa do colaborador, falecimento do empregado, aposentadoria por tempo de serviço e demissão por justa causa.

Durante a reunião, Branco disse que o objetivo é iniciar um processo de organização para capacitar os trabalhadores e reaproveitá-los em outras atividades, seja dentro das empresas as quais já são ligados ou em outras. Segundo ele, este processo deve acontecer sem pressa, priorizando a qualificação e a geração de empregos promissores. “Nosso objetivo é gerar novas oportunidades”, disse o prefeito.

Nos próximos dias, uma reunião deve ser realizada com os empregadores para alinhar a forma de organização e as prioridades no oferecimento dos cursos. No mês passado, o prefeito e o titular da SMMAS, Anderson Castro, estiveram em uma live esclarecendo dúvidas sobre o conjunto de medidas que buscam qualificar o transporte coletivo no Município.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.