Prefeitura e Superintendência do Porto discutem ações conjuntas de prevenção e enfrentamento à Covid-19
O prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, solicitou uma reunião com o Superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima, no início da noite desta segunda-feira (22), oportunidade em que apresentou as preocupações do Executivo Municipal em relação ao avanço dos números de casos na cidade, em especial, na zona portuária do Rio Grande. A agenda ocorreu por meio de uma videoconferência e teve a coordenação de Fernando Estima. O Superintendente do Porto reuniu representantes de diversas empresas da área portuária e retroportuária, que acompanharam as discussões e os encaminhamentos propostos pelos gestores do município.
Dentre os tais, a intensificação dos protocolos de cuidados preventivos à Covid-19 nos ambientes de trabalho, o reforço do pleito ao governo federal sobre a necessidade da ampliação da estrutura da Anvisa, que é responsável pela fiscalização na área portuária, e hoje possui apenas 2 servidores lotados em Rio Grande e a importância dos esforços coletivos neste período da pandemia, com a participação do empresariado local na aquisição de equipamentos e estrutura necessária para o credenciamento de 10 novos leitos no município. Esse, um compromisso assumido ainda no mês de maio, em reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e reafirmado pelo Superintendente do Porto, Fernando Estima.
“Estamos nos preparando para momentos mais difíceis, que serão os que virão na sequência com a chegada do inverno. A união de esforços é fundamental para que possamos fazer o enfrentamento ao vírus e preservar a vida das pessoas”, argumentou o prefeito Alexandre Lindenmeyer.
De acordo com o Superintendente do Porto, Fernando Estima, “o principal objetivo do Porto é colaborar com a estrutura de saúde do município, em especial, no enfrentamento desses 90 dias próximos, com o início do inverno, que é um novo e grande desafio”, disse, ao ressaltar que em atendimento à solicitação do prefeito, convocou não apenas os terminais, mas os membros do porto público (OGMO) e representante do estado responsável pelo Distrito Industrial.
Estima reforçou, ainda, a importância da SUPRG continuar colaborando com a infraestrutura dos hospitais da cidade, “algo que já tem sido a prática dos principais grupos do Porto”, completou. O Superintendente credita ao grande número de testagens o alto número de casos confirmados na área portuária. “Esse volume relativo a gente atribui a todos os esforços que temos feito para dar segurança aos trabalhadores com uma aplicação acima da média de testes para a Covid-19”, finalizou.
Mais de 30 representantes participaram da reunião, que contou ainda com a representação da Câmara de Comércio do Rio Grande. O secretário de Município da Saúde, Maicon Lemos, e o Diretor de Saúde e Meio Ambiente da SUPRG, Henrique Ilha, também estiveram presentes.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação