Prefeitura estende a vacinação contra a Covid-19 para diversos grupos
Com foco na vacinação contra a Covid-19, a Live semanal realizada na página da Prefeitura do Rio Grande no Facebook, realizada na noite desta segunda-feira, 21, trouxe “boas perspectivas para esta semana”, conforme citou a titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco no começo da transmissão. Ela informou que o Governo do Estado deve receber um lote bastante significativo de doses, o que pode intensificar a imunização, também, na cidade do Rio Grande. Antes da chegada do novo lote, mas com um número considerável de doses em estoque, a Secretaria está ampliando a imunização para outros grupos que ainda não receberam a primeira dose ou que aguardavam a segunda aplicação.
A Live contou com a presença de Valéria Risso, que coordena o Núcleo de Imunizações da Secretaria. Diversas perguntas de internautas foram respondidas durante a transmissão.
Domiciliados
Sobre a vacinação de segunda dose para domiciliados com o imunizante CoronaVac, a SMS informou que, ao receber as doses na semana passada, iniciou a aplicação no sábado, 19, e deu andamento à imunização nesta segunda-feira.
Gestantes e puérperas
Para as gestantes e puérperas, a Secretaria informou que elas poderão fazer a vacina da CoronaVac (segunda dose) ou da Pfizer (primeira dose), a princípio no Posto IV e, nos próximos dias, nos postos de Saúde, sem a necessidade de apresentação de um atestado médico. Essa medida foi anunciada pelo governo estadual, nesta segunda-feira, e prevê, ainda, que puérperas a partir de 45 dias do parto podem receber a vacina da AstraZeneca.
Transporte coletivo
Zelionara Branco adiantou que a Secretaria já está elaborando o calendário de vacinação para a próxima semana, que deve ser finalizado assim que chegar um novo lote de vacinas. Outro calendário que está em preparação é o da imunização para trabalhadores do transporte coletivo, que deve ocorrer no final desta semana (sexta-feira e sábado).
Farmácias
Atendentes de farmácia devem começar a ser vacinados nesta terça-feira, 22. De acordo com Valéria Risso, houve contado com a gerência das farmácias e ficou definido que a imunização destes trabalhadores ocorrerá em três períodos, manhã, tarde e noite, nos próprios locais.
Comorbidade e Pfizer
Pessoas com comorbidade comprovada e com atestado médico indicando para não ser aplicada a vacina da AstraZeneca ou da CoronaVac, podem levar o atestado no Posto IV para receber a vacina da Pfizer, conforme explicou Valéria Risso.
Redução de intervalo entre doses
Zelionara Branco informou que ainda não há orientação, nem do Ministério da Saúde nem do Governo do Estado, para reduzir o intervalo entre a primeira e a segunda da vacina da AstraZeneca. Esse imunizante tem um prazo para ser aplicado de cerca de 90 dias entre uma dose e outra.
46 anos
A Secretaria pretende avançar a imunização por faixas etárias, em paralelo com outros grupos – caminhoneiros, trabalhadores da limpeza urbana, do transporte coletivo e das Forças Armadas – que estão sendo vacinados esta semana. Na próxima segunda-feira, 28, deve começar a vacinação para quem tem 46 anos.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Reprodução