Prefeitura faz ajustes finais para lançamento do programa “Rio Grande Por Elas: Rede Mulheres Empreendedoras”
Iniciativa visa mapear serviços oferecidos por empreendedoras nos bairros, oportunizar capacitações, gerar renda e movimentar a economia local
A Prefeitura trabalha para por em prática, nas próxima semanas, o programa “Rio Grande Por Elas: Rede Mulheres Empreendedoras”. A iniciativa visa fomentar uma rede de empreendedorismo feminino na cidade, voltada à colaboração e à participação de múltiplos atores da sociedade civil e da gestão pública. O programa deve ser apresentado ao público no dia 8 de Março, aproveitando a agenda do Março Lilás 2021. Nesta quinta-feira, 25, uma reunião entre as secretarias municipais vai definir a programação do Mês.
A intenção do programa é reunir, em um mesmo ambiente, em uma “rede”, mulheres empreendedoras das mais variadas localidades de Rio Grande. Para conseguir isto, a Prefeitura vai realizar um cadastro detalhado do perfil destas mulheres no município. O cadastro será realizado pela própria interessada através de um site, que está sendo elaborado pelo Núcleo de Tecnologia e Informática da Prefeitura. O cadastro tem início no mês de março e se prolongará conforme as etapas de implantação previstas no programa.
Em junho, com este levantamento em mãos, e utilizando o georreferenciamento alcançado, será possível a realização de um diagnóstico do segmento no município e, com ele, a Prefeitura poderá compreender as demandas e dificuldades destas empreendedoras, e assim traçar as melhores estratégias para atender estas mulheres.
A expectativa é poder contar com a colaboração de outras instituições e da própria sociedade civil na formatação desta Rede. A primeira-dama Luciane Compiani Branco, idealizadora do programa, informou que o município já está em tratativas com outras instituições, buscando parceiros para a composição do trabalho.
O passo seguinte, em julho, será o da formatação da Rede “em si”, inclusas as mulheres empreendedoras, a Prefeitura do Rio Grande, instituições colaboradoras e a própria sociedade civil. Outro importante objetivo do programa, nesta fase, é a fomentação de uma cadeia de fornecedores locais para estas mulheres, com vistas às expansão do fluxo de renda dentro dos próprios bairros.
A Sala do Empreendedor da Secretaria de Município de Desenvolvimento Inovação e Turismo (SMDIT) vai ampliar seu atendimento, oferecendo às empreendedoras que comporão a Rede capacitações gratuitas, de acordo com as demandas e dificuldades apresentadas por elas. As capacitações – que vão acontecer de agosto a dezembro – também vão envolver o desenvolvimento de habilidades e competências, respeitando suas necessidades e especificidades de negócio.
A primeira-dama do Município também explicou que todas aquelas mulheres que participarem do Programa, “na hora de realização do cadastro, vão receber um certificado de participação na Rede”, concluiu Compiani.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Pixabay