Prefeitura, FURG e Senac irão ofertar curso de “Costura Criativa” para mulheres rio-grandinas
Em reunião realizada ontem (18), a Prefeitura do Rio Grande definiu a realização de um curso de capacitação para costureiras, nomeado “Costura Criativa”, iniciativa que terá a parceria da FURG, por meio do CCMar, e do Senac de Rio Grande. A intenção é ofertar qualificação profissional gratuita para mulheres do município e, posteriormente, realizar um bazar solidário com as peças customizadas. O valor arrecadado com o bazar será destinado para a Santa Casa de Rio Grande, para a compra de EPIs para utilização pela equipe do hospital durante atendimentos. O encontro, realizado no CCMar, teve participação do secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilberto Sequeira; do secretário de Cultura, Luis Henrique Drevnovicz, do diretor do CCMar, Lauro Barcelos e do Diretor do Senac Rio Grande, Tiago Radmann, além da primeira-dama Luciane Compiani Branco, que foi convidada para a reunião.
As vagas para o curso são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas diretamente no CCMar (Rua Visconde de Paranaguá, 24) no seguinte horário: das 9h às 11 h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para o cadastro, é necessário apresentar alguns documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3×4. Após serem preenchidas todas as vagas, as interessadas que se apresentarem poderão realizar cadastro em um banco de dados, já que a intenção é realizar novas edições do curso no futuro. Neste primeiro momento, a atividade será destinada exclusivamente para mulheres e a proposta irá compor a programação especial dedicada ao “Março Lilás”, que está sendo construída pela Prefeitura e parceiros.
Para as aulas, serão disponibilizadas roupas do Banco Municipal de Vestuário para a customização, mas apenas peças que não poderiam ser utilizadas para a campanha do agasalho e para doações às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como lenços, roupas muito danificadas e vestidos de festa, fabricados com materiais como paetê, por exemplo. Todas as confecções elaboradas durante o curso serão comercializadas no bazar solidário, que visa auxiliar a Santa Casa.
Segundo a primeira-dama Luciane Branco, atividades como essa são importantes para dar destino ao material que está armazenado no Banco do Vestuário. Além da cedência de peças para o curso, a Prefeitura também está trabalhando com a descentralização da doação das roupas do Banco, que têm sido realizadas também por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Em breve, a ação deverá ser estendida aos hospitais, que deverão receber peças para doação à pessoas em vulnerabilidade social.
As aulas iniciam no dia 8 de março e irão se estender até o mês de junho, com carga horária total de 160 horas. O curso será ministrado por uma professora do Senac Rio Grande, instituição que também será responsável por toda a operacionalização pedagógica da atividade. O CCMar irá oportunizar o espaço para a realização do curso, assim como equipamentos a serem utilizados pelas alunas. “Este tipo de curso está de acordo com a filosofia do CCMar e totalmente inserido numa política social que se preocupa com a formação das pessoas para atuarem no mundo do trabalho”, destacou o diretor do CCMar, Lauro Barcellos.
O diretor do Senac, Tiago Radmann, destacou a importância de parcerias como essas para oportunizar mudanças na vida das pessoas beneficiadas. “Para nós do Senac é uma alegria, uma satisfação participar de um projeto como esse. O Senac existe para qualificar pessoas e mudar vidas através da educação profissional. Quando a gente oferece um curso como esse, de corte e costura, estamos dando a oportunidade das pessoas se qualificarem, e daqui a pouco entrar numa nova área, ou se aperfeiçoar na área que ja atuam. Melhorar de vida, gerar a sua própria renda. Então com uma formação como essa, em uma parceria como essa, estamos cumprindo a nossa missão”, afirmou.
A partir dessa primeira edição do curso, o objetivo da Prefeitura, juntamente com as instituições parceiras, é promover outras qualificações semelhantes. Já existe a ideia de ofertar um curso destinado à confecção de figurinos para espetáculos, opção feita devido a demanda existente em Rio Grande, e que muitas vezes é direcionada a outros municípios da região.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação PMRG
Gostaria muito de fazer o curso ,aprender a costurar!!!