Prefeitura inaugura UBSF no Domingos Petroline
Com a presença do prefeito Alexandre Lindenmeyer, do vice Paulo Renato Mattos Gomes, de secretários de governo e outras autoridades, foi inaugurado, na tarde de sexta-feira (20), as novas instalações da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) na comunidade rural do distrito de Domingos Petroline, em Rio Grande. O espaço onde funciona a Unidade passou por um processo de reforma e ampliação, com custo de para atender melhor a população, atualmente, estimada em cerca de 600 famílias. O valor total da obra, conforme o mapa de monitoramento disponibilizado no site da Prefeitura (www.riogrande.rs.gov.br) foi mais de R$ 420 mil (R$ 423.955,61.)
No ato, o prefeito Alexandre Lindenmeyer decerrou uma placa e afirmou que a melhor maneira de preservar o programa Saúde da Família é fazendo a cobertura, indo de porta em porta, trabalhando na prevenção e qualificando as unidades básicas. “Essa UBSF, que leva o nome do médico Pedro Francisco Bertoni, importante profissional para a região, é um espaço para preservação da saúde de toda a comunidade. Essa é uma obra reivindicada e conquistada pela comunidade.”
Já o vice-prefeito comentou sobre a importância do atendimento em saúde ser fortalecido na área rural. “A comunidade do Domingos Petroline vai ganhar não só a ampliação dos serviços, mas maior qualificação no atendimento com a chegada de novos profissionais e melhor infraestrutura”, citou Renato.
Além do prefeito e do vice, o secretário Maicon Lemos (Saúde) se mostrou bastante satisfeito com a entrega da nova obra, bem como com a inclusão de novos profissionais à UBSF que vão qualificar, ainda mais, o atendimento à população. Disse que a UBSF do Domingos Petroline é igual a outras no Povo Novo e na Ilha da Torotama e está no mesmo patamar de várias localizadas na área urbana do município, “o que promove uma equidade nos serviços oferecidos aos trabalhadores e trabalhadores e usuários do SUS”. O secretário lembrou que, desde 2017, Torotama, Povo Novo e Domingos Petroline foram os locais do interior do município que tiveram três unidades ampliadas para melhor atender ao povo rio-grandino. “Isso faz com que as pessoas não precisem ir à cidade para buscar atendimento em Saúde”, lembrou.
O horário de atendimento na Unidade Domingos Petroline é das 8h ao 12h e das 13h às 17h, sendo que nas manhãs das quintas-feiras e sextas-feiras à tarde não há atendimento médico.
Novos equipamentos e profissionais
Novos profissionais, equipamentos e salas foram adicionadas à UBSF. Do corpo técnico, a partir de agora, a Unidade Básica já conta com uma enfermeira, dois médicos, dois auxiliares de enfermagem, um técnico de enfermagem e três agentes comunitários. A ampliação do espaço proporcionou o aumento número de consultórios: havia apenas um e agora são três. Houve aumento, também, no número de salas de procedimentos (era uma e agora são duas) e no número de banheiros (eram dois e passaram a ser quatro). Além disso, a UBSF ganhou um consultório odontológico, uma sala de vacina, uma sala para reuniões, uma copa, uma sala de depósito de materiais de limpeza e um almoxarifado.
Entre os equipamentos novos adquiridos, há uma câmara de vacinas, equipamento de última geração, que mantém a temperatura das vacinas, mesmo se houver queda de energia. Renata Tarouko Manke (coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família da SMS) informa que todas as unidades rurais da Secretaria possuem equipamento semelhante, proporcionando que os pacientes não tenham que se deslocar até outras unidades centrais do município para tomar vacina.
“Com o propósito de manutenção de refrigeração dos imunobiológicos a Secretaria da Saúde adquiriu oito equipamentos semelhantes ao do Domingos Petroline. Eles mantém a temperatura adequada e durante a alteração dos parâmetros adequados ocorre o acionamento de um aviso sonoro e a discagem do número que está gravado na memória. Além disso, possui bateria que mantém, durante algumas horas, o imunobiológico em temperatura adequada, realiza backup do relatório de temperatura através de pendrive, entre outras tecnologias”, acrescenta Renata Manke. As UBSFs do interior contempladas foram a Domingos Petroline, Povo Novo, Ilha da Torotama, Ilha dos Marinheiros, Quinta, Quintinha e Taim. Além destas, o equipamento chegou à unidade da Querência.
Entre as autoridades presentes estavam a secretária do gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Darlene Pereira, o secretário-adjunto Cledenir Vergara (Desenvolvimento Primário), o secretário Francisco Spotorno (Infraestrutura), o secretário Eduardo Morrone (Meio Ambiente), subprefeito de Povo Novo, Maia Mendonça e Fernando Bitelo (superintendente da SMS).
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG