Prefeitura inaugurou Monumento da Pedra de Xangô na tarde do último domingo (25)
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio de um projeto proposto pelo vereador Charles Saraiva, sancionou a Lei 8.216/2018 que institui os dias 29 e 30 de setembro como os dias de consagração do Orixá Xangô. Na tarde do último domingo (26), dentro das festividades da criação da Lei, foi realizada a inauguração da Pedra de Xangô, monumento que simboliza o Orixá, localizado na Rua Comendador Henrique Pancada, próximo à Gruta de Iemanjá.
Antes da cerimônia, a Banda Marcial da Escola Lemos Jr. fez uma apresentação, tocando o hino da Umbanda. Logo após, a Superintendente da Secretaria de Município da Cultura, Gorete Butierres, representando o prefeito Alexandre Linmdenmeyer, acompanhada do presidente do Conselho Municipal dos Povos de Terreiros, Babalorixá Pai Jorginho de Xangô e do presidente da Associação Riograndina de Umbanda e Terreiros de Matriz Africana (Arutema), Andre Zelala, descerraram a placa em homenagem a Xangô e logo após, foi feito o Mineró, ritual sagrado dos povos de matriz africana que consiste em lavar a pedra com ervas sagradas.
“Rio Grande é o berço da Umbanda, nós temos a Iemanjá no Cassino e aqui a gruta da Iemanjá e Oxalá, inaugurar este espaço é de extrema importância tanto cultural quando religiosa”, afirma o vereador Charles Saraiva, proponente da Lei.
O Vereador agradeceu em especial à Prefeitura Municipal e à todas as secretarias envolvidas (SMC, SMI, SMCSU e SECULT), bem como todos aqueles que apoiaram a iniciativa. “Foi fundamental o apoio de todos vocês para que conseguíssemos colocar este monumento aqui, para consagrar Xangô”, finaliza.
Gorete Butierres, em sua fala, parabenizou em especial à Banda Marcial da Escola Lemos Jr, através da pessoa do Professor Tubino, “Nós sabemos do seu esforço pessoal e físico para reerguer a banda e eu tenho certeza que cada um e cada uma que estava aqui, se emocionou assim como eu quando vocês entraram tocando e encantando neste evento”. A Superintendente completou ainda, “Nós enquanto Prefeitura e Secult, queremos unir todos, além da questão religiosa, mas também a questão cultural da Umbanda. Hoje damos o primeiro passo, não tenho dúvida de que estamos em uma caminhada e que, num futuro muito próximo, teremos essa orla lotada. Mais uma vez parabéns pela aprovação da lei e pela iniciativa”, completa.
Ao fim da Consagração, o público presente pôde prestigiar as apresentações musicais, bem como a homenagem ao Babalorixá Pai Nilo de Xangô , pontos de Umbanda em homenagem à Xangô e a entrega do Amala de Xangô e de pratos da culinária dos Povos Tradicionais de Matriz Africana ao Orixá.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Joanna Vaz