NotíciasRio Grande

Prefeitura inicia debate sobre projeto de desenvolvimento turístico para a Capilha

Na manhã desta quarta-feira, 18, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), em parceria com o Sebrae, promoveu uma reunião para iniciar o diálogo a respeito da elaboração de um projeto que visa o desenvolvimento sustentável do turismo na região da Capilha. Participaram do encontro representantes de diversos setores da Administração Municipal, como das Secretarias da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC); Meio Ambiente (SMMA); e de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), assim como de outras importantes instituições em atuação em Rio Grande, entre elas Emater/RS-Ascar, Furg, Senar, Embrapa, Diocese do Rio Grande, Exército Brasileiro, 6º GAC, Senac, Sesc, Senai, Sesi, Sindicato Rural, ICMBio e Nema.   

Na oportunidade, foi definido que serão criados grupos de trabalho, que terão objetivos específicos entre as pautas debatidas, com envolvimento de todas as entidades presentes na reunião. Para isso, primeiramente será criado um histórico do tema e dos assuntos abordados no encontro para que seja repassado aos integrantes e, na sequência, serão estabelecidos os grupos de trabalho que terão importante atuação em diferentes frentes, que ainda serão mapeadas pelas entidades participantes. A estimativa do gestor da Secretaria de Turismo, Gilberto Sequeira, é que sejam formados no máximo três grupos, para que, dessa forma, seja possível dar andamento ao processo de forma mais célere.    

Entre os objetivos do projeto, que será formulado a partir de uma parceria entre Município e Sebrae, estão o desenvolvimento turístico da Capilha, a inclusão da região em roteiros turísticos voltados para a zona sul do estado e a criação de novas oportunidades econômicas para os moradores do local.    

Neste contexto, assim que forem definidas as formatações dos grupos e os pontos de atuação deles, será realizada uma nova reunião, prevista para ocorrer justamente na região em debate, a Capilha. Segundo Sequeira, esse novo encontro visa oportunizar que os atores envolvidos possam conhecer pessoalmente o local, assim como a Estação Ecológica do Taim.  

Ainda segundo o gestor, fará parte da construção do projeto um intenso diálogo com a comunidade da região, para que seja possível entender suas necessidades e planejar as melhores formas de levar desenvolvimento turístico e econômico para a área.   

Temas debatidos na reunião

Uma das alternativas propostas para alavancar a economia da Capilha foi a cultura do butía, cujo fruto pode ser utilizado para a produção alimentícia e de bebidas, além de também poder ser usado para o artesanato. Sobre o tópico, Sequeira destaca que, em parceria com a Emater/Ascar-RS e com o Embrapa, será feita uma pesquisa com os moradores do local para saber se existe o interesse em realizar esse tipo de trabalho. Se houver aceitação, a produção do butiá será incentivada.    

Outro ponto discutido na reunião foi a qualificação da oferta de atividades junto a roteiros turísticos já consolidados na região sul do estado, que incluem trajetos que se estendem até o chuí  Conforme o Secretário, a ideia visa não apenas estimular visitas de lazer, mas também a prática de esportes náuticos, como vela, caiaque, remo, kitesurf, stand up, entre outros.    

Além disso, também existe a intenção de promover o turismo religioso. No local se encontra a Capela de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Capilha, que acabou por dar nome a toda a região. Atualmente a estrutura está sendo restaurada, processo que está em pleno andamento e que deverá ser concluído no ano de 2022. Neste sentido, o Município conta com o apoio da Mitra Diocesana de Rio Grande para o desenvolvimento da proposta.     

Ainda neste contexto, Prefeitura e Sesc já demonstraram interesse em trabalhar em parceria para a realização de atividades na região durante o período de veraneio. Sequeira explica que ainda não há qualquer definição sobre o tema, mas que existe a intenção, de ambos os lados, de desenvolver a proposta.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Richard Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.