Prefeitura produz vídeos com pescadores para reforçar medidas de prevenção ao COVID-19 nas comunidades pesqueiras
Com a proposta de reforçar os cuidados relacionados os impactos da COVID-19 nas comunidades pesqueiras do município, a Prefeitura do Rio Grande está divulgando uma série de vídeos especiais sobre a temática. Ao todo são 10 produções, elaboradas por meio de uma parceria entre Secretaria da Pesca (SMP), Secretaria de Comunicação Relações Institucionais (SMCRI) e FURG. Os vídeos trazem depoimentos de pescadores e pescadoras de diversas comunidades que vivem da atividade no município, ressaltando importantes informações a respeito do cenário de pandemia de COVID-19.
“Os vídeos tem o objetivo de propor o diálogo com as comunidades pesqueiras, no sentido de reforçar aos pescadores e pescadoras a importância dos cuidados para que eles se protejam do Coronavírus. Como estratégia, propomos que eles se vejam no vídeo, para que sejam uma comunicação de pescadores para pescadores. A ideia é que eles se reconheçam, então conversamos com a SMCRI e optamos por fazer esses vídeos junto com os pescadores”, salientou o Secretário da Pesca, Ederson Silva. Ele também explica que as produções fazem parte de um conjunto de ações desenvolvidas em parceria com a FURG, que trabalham questões educativas em relação a pandemia nas comunidades pesqueiras.
Conforme o secretário da pasta de Comunicação, Tiago Collares, a expectativa é que a participação dos pescadores possa trazer efeitos positivos no diálogo com as comunidades pesqueiras. “Estamos muito satisfeitos com o resultado das primeiras produções. Observamos que os pescadores e pescadoras estão cientes da gravidade do tema e dispostos a colaborar. Acreditamos que esse diálogo simples, de pescador para pescador, ou de pescadora para pescadora, seja a maneira mais eficaz de comunicação e convencimento nas comunidades pesqueiras, já que o diálogo foi feito com grandes lideranças do segmento, a partir de sugestões da Secretaria da Pesca”, afirmou. O secretário destacou, ainda, os esforços da equipe de audiovisual do setor, “que não mediu esforços para entregar um grande trabalho”.
Parceria com a FURG
O professor adjunto da área de Sociologia da FURG, Sérgio Botton Barcellos, explica que a parceria com a universidade surgiu a partir do contato da SMP. “A secretaria nos questionou se poderíamos cooperar com a experiência que a gente tem em análise e formulação de políticas públicas e auxiliar com o projeto, sistematizando dados e participando desse processo de elaboração de políticas e medidas de prevenção ao contágio da Covid-19. Prontamente nos colocamos à disposição e a partir de então temos desenvolvido o projeto a respeito dos cenários sobre a Covid-19 nas comunidades pesqueiras artesanais em Rio Grande”, disse.
Trata-se de uma ação de extensão e pesquisa do grupo Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais (DIPEM), vinculado Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI). O objetivo é compreender, a partir das comunidades pesqueiras artesanais de Rio Grande, quais as condições sociais, econômicas e ambientais de transmissão e contagio da Covid-19, e assim elaborar orientações de políticas públicas baseadas em evidências cientificas para a Secretaria da Pesca. Até o momento, três boletins técnicos já foram divulgados. Barcellos destaca, ainda, que considerando os dados relacionados as comunidades pesqueiras locais, a ideia dos vídeos foi proposta visando elaborar e compartilhar materiais de comunicação direcionados aos pescadores sobre a prevenção da pandemia de Covid 19 e o cenário da pesca em meio a pandemia.
GT Pesca contra a COVID-19
Essa e outras ações vem sendo organizadas e desenvolvidas pelo GT Pesca contra a COVID-19, grupo de trabalho criado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer no decreto 17.090 de 15 de abril de 2020, que tem por objetivo a análise e monitoramento dos impactos socioeconômicos da pandemia sobre a atividade pesqueira em Rio Grande. O grupo está elaborando um plano de ação específico para o setor, no qual está inserida a distribuição do álcool em gel e de máscaras de proteção, o levantamento de dados sobre os impactos na área da pesca, a utilização de redes sociais para informação de lideranças e a proposição de protocolos para proteção das comunidades.
A distribuição de álcool em gel para as comunidades pesqueiras deverá ser iniciada ainda nesta semana, na Barra. Segundo informações da Secretaria da Pesca, a FURG já envazou 600 embalagens, que serão entregues pelos Agentes Comunitários de Saúde nas comunidades, evitando, assim, aglomerações nas unidades de saúde. A SMP solicita que os pescadores não se desloquem até as unidades de saúde para buscar o produto. Ao todo, serão distribuídas 2500 unidades de álcool em gel.
Além de servidores da prefeitura, também fazem parte do GT Pesca contra a COVID-19 representantes da FURG, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Armadores de Pesca (SINDARPES), Sindicato dos Trabalhadores das indústrias de carnes e derivados e do Sindicato da Industria da Pesca, Doces e Conservas Alimentícias (SINDIPESCA).
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG