Prefeitura realiza edição especial da Noite do Centro Histórico
Quem passar pelo Centro Histórico da cidade do Rio Grande na noite do dia 7 de outubro irá se deparar com uma cena incomum: museus abertos, iluminação cênica, bandas marciais tocando, pastel e bolinho de peixe do mercado, passeio de escuna, cinema drive in e muito mais. As atrações acontecem das 18h às 00h.
O evento tem o objetivo de reconhecer as raízes históricas do município, enaltecer os artistas, artesãos e comerciantes rio-grandinos. As portas do Mercado Público estarão abertas: um convite para provar o famoso arroz com camarão do Seu Zé, a gastronomia da área interna onde também encontramos varias opções, além dos doces portugueses feitos pelo Centro Português .
Comprar uma lembrança da cidade da loja Souvenirs RG, também o artesanato da cidade feito pelas mãos habilidosas das artesãs Carla Rosane e Isabela Sartori da Art’ Evidências.
Quem optar por fazer uma refeição no Mercado, terá uma experiência de imersão na cultura portuguesa: uma instalação de guarda-chuvas coloridos em alusão à cidade de Águeda, em Portugal. Para tornar este momento memorável, os visitantes poderão fazer fotografias no espelho mágico da Dakar, empresa parceira do evento.
Alguns metros adiante, a Escuna Divino Sol estará à disposição dos visitantes para realizar um passeio noturno inesquecível: ver a cidade iluminada a partir das águas. (Para realizar o passeio, basta apresentar a carteira de vacinação com as duas doses ou agendamento da segunda dose)
As crianças também terão a oportunidade de se divertir. O SESC participará do evento com o Cine Drive-in, exibindo o filme “O grilo feliz e os insetos gigantes”, que ficará localizado na Rua Riachuelo. A sessão está prevista para iniciar a partir das 20h.
Para revisitar a história e a cultura da cidade, os museus ao redor da Praça Xavier estarão abertos até a meia noite. Entre eles, estão: a Biblioteca Riograndense, o Museu da Cidade do Rio Grande, o Museu Náutico, e a Fototeca Municipal. Além disso, haverá exposições no Salão Nobre da Alfândega dos museus: Ecomuseu da Picada, Museu do CTG Mate Amargo, Acervo da Nova Rheingantz, Memorial do Sport Club São Paulo, Centro Municipal de Cultura, Centro Português do Rio Grande, Acervo Histórico do Sport Club Rio Grande e Museu Naval.
A trilha sonora fica por conta da cantora Lu Lima, que vai apresentar o espetáculo “Salve o Saco da Mangueira”, samba inspirado na trajetória e vida pessoal da cantora e que retrata o poder de cura e espiritualidade do local. Além disso, as tradicionais bandas da cidade também farão apresentações: a Banda Rossini, a Banda Marcial do França Pinto e o Projeto Banda na Escola.
Para garantir a segurança da população, o evento seguirá com os protocolos de segurança. Além disso, serão disponibilizadas doses da vacina da Covid-19 para a população, na Unidade Móvel da SMS.
A Noite do Centro Histórico foi idealizada pela primeira-dama e vereadora Lu Compiani, que realizou a primeira edição do evento em 2016. Segundo ela, a ideia é que essa seja uma edição especial, um evento-teste, para que sejam gradualmente retomados outros eventos no município com toda a segurança para a população.
Os apoiadores do evento são: a Fruki, o Praça Shopping, o Partage Shopping, o SESC, o 6o GAC, a Receita Federal, a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Marinha do Brasil.
Assessoria da Primeira-Dama
Foto: Divulgação