Prefeitura recebe prêmio do Conselho Federal de Odontologia na área de saúde bucal
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Saúde, foi premiada com 3º lugar na categoria do serviço de Odontologia no setor público. A divulgação dos vencedores na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO (Conselho Federal de Odontologia) de Saúde Bucal ocorreu segunda feira (30). Na mesma data, o titular da SMS, Maicon Lemos cumprimentou a equipe municipal de Saúde Bucal da SMS, coordenada por Daniela Lourenço. Rio Grande concorreu na categoria dos municípios entre 100.001 e 500 mil habitantes, sendo agraciado com certificado de Menção Honrosa.
A premiação foi com base nos atendimentos prestados pela rede SUS, tanto na atenção básica fixa ou móvel, como média e alta complexidade. Conforme o secretário, “os números de equipes de Saúde Bucal em Saúde da Família, unidade móvel odontológica e equipes de profissionais qualificados e concursados pontuaram bastante para a classificação alcançada pelo município”. Ele registrou, ainda, o trabalho desenvolvido na média e alta complexidade do SUS ofertado na área odontológica, por meio do Serviço de Buco Maxilo facial da Santa Casa do Rio Grande, com os inúmeros atendimentos de urgência, emergência e especializados “prestado por equipe qualificada e de referência regional.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer afirmou ter recebido com muita “alegria e satisfação esse reconhecimento por tudo que representa em termos de qualidade no atendimento e acesso à Saúde para a nossa população”. Para ele, “é uma pauta que soma-se a outros tantos avanços que temos alcançado nessa área, como a ampliação da Estratégia Saúde da Família, renovação da frota da Samu e construção e restauração de equipamentos públicos, como as Unidades de Pronto Atendimento e o Posto IV”, destacou ao saudar os servidores e servidoras responsáveis pelo trabalho premiado.
Novos equipamentos
O secretário Maicon Lemos enumerou a contribuição dos atendimentos prestados pelo HU-FURG, principalmente, na área infantil, avaliação via Pronto Atendimento SPA, pacientes internos UTis entre outros e ponderou que são muitos os desafios, mas reconhece “o esforço e o trabalho da equipe de profissionais dedicados ao atendimento dos usuários do SUS”.
Maicon disse, também, que há “muito o que qualificar no segmento odontológico” e afirmou que, “neste projeto, já adquirimos novas cadeiras odontológicas, que serão entregues em breve, e estamos descentralizando o serviço de Raio X odontológico que chegará aos bairros”. Pela primeira vez, lembra, o município terá unidades de Saúde no interior e nos bairros da periferia com serviço disponível aos usuários do SUS sem eles precisarem ir até a sede do INSS.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação/PMRG