Prefeitura se despede dos médicos cubanos que atuavam no programa Mais Médicos no município
Após quase 2 anos de atuação no município, os médicos cubanos do programa Mais Médicos iniciaram o processo de retorno ao seu país de origem previsto para a próxima terça-feira (4). Um ato simbólico marcou a despedida dos profissionais de saúde no gabinete do prefeito, momento em que o Chefe do Executivo, Alexandre Lindenmeyer, o Vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, o secretário de Município da Saúde, Maicon Lemos, a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Darlene Pereira e o secretário de Gestão Administrativa, Fernando Grassi, agradeceram os mesmos pelos serviços prestados na cidade.
Foram recebidos e homenageados pelos gestores e gestoras municipais os médicos Hector Porta e Sailly Esteban, que receberam os cumprimentos de todos.
“O povo de Rio Grande vai sentir falta de vocês. Recebam o nosso carinho e todo o nosso reconhecimento em relação a atuação que tiveram não apenas na nossa cidade, mas em todo o Brasil”, disse o prefeito Alexandre Lindenmeyer aos profissinais de saúde.
De acordo com informações da Secretaria de Município da Saúde, quatro médicos cubanos atuavam no âmbito do município. A maioria deles, distribuídos em unidades de saúde localizadas em regiões afastadas do centro da cidade, no interior do município, como no Povo Novo e na Vila da Quinta. Os outros dois atuavam nos postos dos bairros Querência e Profilurb.
O gestor da pasta municipal da Saúde, Maicon Lemos, estima que o quatitativo de pessoas atingidas com o retorno dos médicos cubanos é de aproximadamente 12 mil pessoas em Rio Grande, algo em torno de 6% do total da demanda da Atenção Básica no município. “Certamente teremos um prejuízo no atendimento aos usuários do SUS, especialmente, nos bairros onde os pacientes eram atendidos por esses profissionais”, salientou o secretário.
“O atendimento humanizado, a solicitude e a disponibilidade, características que esperamos em qualquer profissional que atue na área da saúde, foram os grandes destaques do trabalho destes médicos cubanos em Rio Grande. Acredito que não apenas nós, como a grande maioria das secretarias de saúde de todo Brasil avaliam que trata-se de uma grande perda para área da saúde”, complementou.
O anúncio do fim da parceria com o governo brasileiro ocorreu no dia 14 de novembro em nota divulgada pelo órgão responsável pela Saúde no país caribenho. De acordo com o mesmo, a decisão foi pautada em questões diplomáticas e possíveis mudanças no programa por parte do novo presidente eleito no Brasil.
Mais Médicos
O Mais Médicos foi lançado em 2013 para sanar o déficit de médicos no país, estimado pelo Ministério da Saúde em 54 mil profissionais na época. Além de estimular a ida de médicos brasileiros para cidades do interior, o programa pretendia importar profissionais para atenderem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões onde havia carência.
O projeto estabeleceu a criação de mais de 11 mil vagas em faculdades de medicina e alterações curriculares, além da abertura de 10 mil postos para médicos nas periferias de grandes cidades e no interior. O Programa Mais Médicos transformou a vida de milhares de pessoas e mudou o panorama de centenas de cidades, sobretudo no interior do Brasil.
Preenchimento das vagas
De acordo com o secretário de Município da Saúde, a pasta recebeu 3 profissionais médicos do Programa que aderiram ao edital emergencial para reposição das vagas ocupadas anteriormente pelos profissionais médicos cooperados de Cuba. Dois serão alocados para a UBSF da Vila da Quinta, onde irão passar por um período de adaptação as rotinas de trabalho do posto nos dias 29 e 30/11. Os mesmos irão desenvolver suas atividades plenas, no mesmo local, a partir do dia 03/12.
A terceira profissional da área da saúde irá desenvolver suas atividades na UBSF Profilurb, a partir de 10/12/18. A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Saúde, aguarda a apresentação do quarto profissional médico, que irá atender na UBSF do Povo Novo. O dia 14/12/18 é o prazo final para a apresentação do médico ao município.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy