Prefeitura e Sesc firmam Termo de Cooperação para arrecadação e doação de alimentos à famílias em vulnerabilidade
Na tarde desta terça-feira, 27, o Prefeito Fábio Branco e o Gerente do Sesc Rio Grande, André Miki, assinaram Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o Sesc, visando estabelecer uma parceria entre as instituições para a administração da centralização de doações de alimentos e democrática distribuição dos gêneros às entidades e programas no Município. Assim, tendo como referência o trabalho desenvolvido pelo SESC por meio do Mesa Brasil, o objetivo é combater o desperdício organizando as coletas, estimulando a nutrição sustentável e fomentando e difundindo os princípios de Segurança Alimentar e Nutricional, como o direito humano à alimentação adequada. O contrato tem vigência de 12 meses, a contar de janeiro de 2021, podendo ser prorrogado, por meio de termos aditivos, mediante acordo entre as partes.
De acordo com o Termo de Cooperação, a Administração Municipal fará a cedência de um imóvel que será utilizado para o depósito dos alimentos arrecadados para o programa Mesa Brasil. Também fica sob responsabilidade do município o fornecimento de material de expediente para as ações do programa; o pagamento de contas mensais relativas ao espaço ocupado, como água, energia e telefone; a realização da limpeza diária do local; assim como a cedência de servidores para atuação junto ao programa.
Já o SESC fará indicações e cadastro de empresas doadoras, assim como a coleta dos alimentos, além de organizar a logística de distribuição dos alimentos coletados nas instituições cadastradas. Também terá a responsabilidade, entre outras, de fornecer móveis e equipamentos necessários para a realização de atividades e de manter profissionais na execução do programa, como nutricionista e motorista. O termo não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes, sendo que cada qual deverá arcar com eventuais despesas de execução.
Sobre o Mesa Brasil
O Sesc desenvolve, em nível nacional, o Mesa Brasil SESC, um programa de segurança alimentar e nutricional para a inclusão social, constituindo-se numa rede nacional de solidariedade contra a fome e o desperdício de alimentos. O Programa recebe doações de produtos alimentícios próprios para o consumo e os redistribui, conforme sua disponibilidade, para instituições sociais, em um trabalho de responsabilidade social, envolvendo diversos segmentos da sociedade, que tem nas parcerias a base de sustentação de todas as suas ações.
O trabalho da Mesa Brasil SESC vai muito além da distribuição de alimentos, compreendendo ação educativa permanente, com a realização de reuniões, cursos, oficinas e palestras onde são prestadas orientações e esclarecimentos para uma melhor qualidade de vida do ser humano, tanto no que se refere a importância da proporção de hábitos alimentares saudáveis, quando sobre sua condição de cidadania .
Para o programa Mesa Brasil Rio Grande, 2020 foi um ano de recorde de doações, com 325 toneladas de alimentos doados por 66 parceiros e doadores. Foram 85 entidades sociais que estiveram apoiando as atividades, levando e buscando alimentos, roupas, utensílios e muitas outras doações a cerca de 15 mil pessoas.
O Mesa Brasil Rio Grande, além da cidade sede, atendo os municípios de São José do Norte, Pelotas,Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Camaquã e Tapes, contando com o apoio do SESC Chuí, SESC Pelotas e SESC Camaquã.
Veja, abaixo, um quantitativo de itens já arrecadados no ano de 2021.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande com informações do Mesa Brasil Rio Grande
Foto: Divulgação