Prefeitura trata da prevenção contra o coronavírus com Conselho de Pastores
Lavar as mãos com água e sabão, regularmente. Essa foi uma das recomendações que o secretário de Município da Saúde (SMS), Maicon Lemos transmitiu, na manhã desta quarta-feira (18), durante a reunião entre o Executivo Municipal e o Conselho de Pastores do Rio Grande. A reunião foi no Salão Nobre Deputado Carlos Santos e contou com a participação de mais de 50 lideranças. Todos foram informados das ações que a Prefeitura tem adotado para enfrentar o novo coronavírus e receberam o pedido do próprio prefeito Alexandre Lindenmeyer para divulgarem as ações junto aos fiéis em suas comunidades e espaços religiosos.
Durante essa semana, o prefeito tem se reunido com vários segmentos da sociedade – CDL, Associação Comercial, taxistas, motoristas de aplicativos, lideranças dos povos de terreiros, comunidade espírita, empresários do transporte coletivo, CUT, CTV, entre outros, com o objetivo de buscar apoio na divulgação das medidas de prevenção ao novo coronavírus no município. Todos os segmentos demonstraram apoio e confirmaram parceria nesse pacto social contra o vírus. O Executivo, por meio do Decreto 17.034, de 13 de março, adotou várias medidas emergenciais temporárias. A partir desse decreto, foram anunciadas, entre outras medidas, a ampliação do atendimento nas UBS, contratação de médicos, farmacêuticos e outros profissionais da Saúde, e a aquisição de medicamentos (R$ 2 milhões) para abastecer as unidades básicas, por um período de seis meses, prazo em que a pandemia deve estar se encerrando no solo brasileiro.
Alexandre reconhece que “as igrejas são parte da solução” para o enfrentamento ao vírus. “Cada um de vocês são um líder para a comunidade. O que pedimos é que se utilizem dessa confiança e da relação que têm com as pessoas que comungam da mesma fé, para que possam ser multiplicadores e orientadores e disseminem as medidas de higiene e demais cuidados em relação ao novo coronavírus, a fim de não entrarmos numa histeria coletiva”, afirmou o prefeito.
O secretário Maicon Lemos acredita que “essa pandemia mundial vai passar como todas as outras”. Mas, a partir de agora, diz que não podemos mais nos descuidar de hábitos que devem ser regulares. “O coronavírus passa, mas pode vir um novo vírus. Por isso é importante orientar nossas comunidades com o hábito de lavar as mãos com regularidade e, quando possível, usar o álcool gel. A higienização deve ser mais rigorosa”, acentuou. Aos pastores, disse ainda que, neste momento, “o principal é evitar aglomerações de pessoas e quanto maior elas forem, mais pessoas devem ser contaminadas, maior será o trabalho dos profissionais de Saúde para atender a todos em tempo”.
No final da reunião, o prefeito informou que um documento com explicações básicas de prevenção ao novo coronavírus está sendo distribuído, via redes sociais, para todos os pastores e pastoras levarem às comunidades. O encontro teve a participação, também, do vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes e da superintende da Vigilância em Saúde da SMS, Michele Meneses.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG