Presidente do STF realiza palestra para estudantes da Rede Estadual no Instituto de Educação, em Porto Alegre
Cerca de 300 alunos acompanharam evento na capital
Como parte de um projeto motivacional para alunos da rede pública, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, realizou, na manhã desta sexta-feira (16/8), uma palestra para cerca de 300 estudantes no Instituto General Flores da Cunha, em Porto Alegre. No evento, que contou com a presença da secretária da Educação, Raquel Teixeira, foram abordadas questões relacionadas à justiça e à cidadania, com destaque para o papel do conhecimento no sucesso profissional e para o valor da democracia.
Com o tema “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, Barroso também compartilhou experiências de sua trajetória pessoal, ressaltando que estudou em escola pública e que todos, com empenho e dedicação, podem alcançar seus objetivos.
“Faço questão de prestigiar a educação básica, de falar para os alunos sobre a importância de adquirirem conhecimento e viverem com idealismo. Não importa o que esteja acontecendo à sua volta, não temos controle sobre o que os outros fazem, então faça você o melhor papel que puder. E seja bom e correto quando ninguém estiver olhando”, destacou Barroso.
Na sua fala de abertura, Raquel destacou o simbolismo de receber o ministro em um espaço que recentemente passou por um processo de restauração. “Com 155 anos de história, o Instituto General Flores da Cunha ficou oito anos parado para restauro, sendo reinaugurado no início deste ano. A escola é conhecida pela formação de professores e por ser um local onde passaram grandes nomes da vida gaúcha e nacional, um verdadeiro celeiro de talentos”, disse.
“A presença e as palavras inspiradoras do ministro Barroso são um lembrete poderoso de como a educação pode transformar vidas. Ouvir de alguém que alcançou uma posição tão decisiva no Supremo Tribunal Federal é uma lição valiosa para os estudantes”, ressaltou ainda a secretária.
A recepção ao ministro teve ainda uma apresentação musical, feita por alunos da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.
Ascom Seduc RS
Foto: Gustavo Perez/Ascom Seduc RS
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp