Notícias

Primeira Infância Melhor/Criança Feliz têm projeto selecionado no 31º Cosems/RS

Com o intuito de viabilizar a disseminação de boas práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) Gaúcho, na categoria Atenção Primária, os programas Primeira Infância Melhor/Criança Feliz, de Rio Grande, foram selecionados para a apresentação oral na Mostra de Experiências Exitosas – 2019, do 31º Congresso de Saúde, com o seu trabalho realizado referente ao “Protagonismo Dos Povos Indígenas no Desenvolvimento Integral da Primeira Infância”.

O objetivo do projeto é estimular o envolvimento das lideranças na discussão e planejamento das atividades, desenvolvidas em seu território e voltadas para o fortalecimento das suas culturas e a valorização de suas identidades étnicas. Segundo Fernando Bitello, coordenador dos programas, ao longo dos atendimentos foram adaptados, junto aos indígenas, alguns instrumentos utilizados pelos Programas PIM/CF, possibilitando, assim, maior integração entre os envolvidos. Esse vínculo entre o visitador/monitor e os integrantes das aldeias resultou em uma melhor aceitação aos serviços da rede.

Segundo Fernando, o objetivo principal do congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul é utilizar essa oportunidade para estreitar laços, fortalecer relações e promover a união entre os usuários, trabalhadores e gestores. Juntos, fazendo parte da linha de frente da defesa do SUS, da saúde pública do estado e do Brasil.

Em 2018, 22 experiências foram premiadas, na cidade de Gramado/RS e destas, sete foram reconhecidas nacionalmente, no 34º Congresso Nacional do CONASEMS, em julho, em Belém/PA. Foi a maior e mais expressiva premiação do Rio Grande do Sul no evento, o que faz com que a expectativa para 2019 seja ainda maior e mais positiva. Este ano, o evento acontecerá entre os dias 22 e 25 de abril em Bento Gonçalves com 115 trabalhos selecionados para apresentação.

O programa Primeira Infância Melhor é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Somando-se a isso, criado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção, considerando sua família e seu contexto de vida. Os Programas se desenvolvem por meio de visitas domiciliares buscando envolver ações de saúde, educação e assistência social.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.