Processo seletivo para curso de Educação do Campo segue aberto até 15 de fevereiro
Com oferta de 30 vagas, inscrições serão realizadas online
Os interessados em ingressar no curso de Licenciatura em Educação do Campo na FURG têm até 15 de fevereiro para realizar a inscrição no processo seletivo. São ofertadas 30 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021 no Campus São Lourenço do Sul. O edital pode ser acessado neste link.
Podem participar da seleção os professores em exercício nas escolas do campo da rede pública, profissionais da educação que atuem nas escolas do campo da rede pública, profissionais com experiências educacionais alternativas de educação do campo – vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo -, jovens e adultos vinculados a comunidades do campo, populações campesinas, ribeirinhos, agricultores familiares, assentados, caiçaras, extrativistas, quilombolas, pescadores artesanais, atingidos por barragens, indígenas e aqueles que pretendem atuar na educação do campo.
O curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias visa à formação de educadores para atuação na Educação Básica, especificamente para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, em escolas do campo. Também se propõe a formar educadores atuantes na Gestão de Processos Educativos Escolares e na Gestão de Processos Educativos junto às comunidades.
Sobre a prova
O processo seletivo acontecerá por meio de uma prova de redação, que avaliará os conhecimentos dos candidatos relacionados à temática ao seu território e à reflexão crítica sobre sua trajetória de vida, prática profissional e pertencimento ao campo, uma prova com questões dissertativas que envolvem conhecimentos de Ciências e Matemática e da avaliação da documentação comprobatória de vínculo com o campo e/ou vínculo com a área educacional.
As provas serão aplicadas em São Lourenço do Sul, no campus da FURG, localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, nº 2.236, Centro; em Canguçu, na E.M.E.F. Irmã Maria Firmina Simon, localizada na rua Francisco Guilherme Braun, nº 30, Vila das Pinheiras; e em Camaquã, na E.M.E.F. José Antônio Netto, que fica na rua Julio de Castilhos, nº 1888, Centro.
Em caso de cancelamento de qualquer local de provas, a FURG divulgará no site da Coperse as instruções aos candidatos para a troca do local das provas.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Divulgação FURG