Procon Rio Grande divulga balanço de atendimentos do final de ano
Empréstimos não solicitados e cobranças indevidas de serviços de telefonia são as principais reclamações dos rio-grandinos junto ao Procon neste final de 2021. A situação, de acordo com o setor, se assemelha ao que ocorreu ao longo de todo ano, tanto para atendimentos presenciais quanto remotos, sendo os idosos os principais atingidos pelas irregularidades.
De acordo com o Diretor Executivo do Procon Rio Grande, Douglas César, durante os últimos dias do ano houve uma queda no número de atendimentos presenciais. Entretanto, é esperado um aumento na procura pelo serviço nos meses de janeiro e fevereiro em razão dos problemas ocasionados com as compras Natal.
Além disso, ele destaca que as equipes têm realizado diversas ações de fiscalização, como a verificação de divergências entre preços anunciados e cobrados nos estabelecimentos, assim como a respeito do cumprimento do Lei Federal 5.903, que determina a distância máxima de 15m entre produtos e os leitores de preços nos supermercados.
Em números totais, no último trimestre foram 1605 atendimentos presenciais, entre orientações preliminares, reclamações, encaminhamento de denúncias à fiscalização e consultas ao Serasa. Outros 1200 foram realizados de modo remoto, como pelo WhatsApp.
Atendimento
O Procon Rio Grande já está em atuação na sua nova sede no prédio da antiga Estação Rodoviária, localizado na Rua Vice Almirante Abreu, 737. O horário de funcionamento é das 12h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. No dia 31, não haverá expediente.
Além do telefone fixo (53 32338499), o Procon também presta atendimento pelo WhatsApp, por meio do número 53991740462. O órgão também conta com um e-mail institucional, disponível para recebimento de demandas de consumidores, órgãos, entidades, fornecedores, entre outros: procon@riogrande.rs.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Logo/Procon Rio Grande