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Procon Rio Grande já realizou mais de três mil atendimentos desde o início do ano

Desde o início do ano o órgão já realizou mais de três mil atendimentos solucionando demandas relacionadas ao direito do consumidor.

Segundo o coordenador executivo Douglas César, o atendimento prestado pelo à população é fundamental com um assessoramento gratuito e a rápida resolução dos problemas, principalmente daqueles mais carentes. A equipe que realiza os atendimentos possui qualificação em diversas áreas como Direito, Administração, Contabilidade, dentre outros.

“Estamos sempre pensando e agindo a fim de melhorar as tecnologias como consequência um melhor atendimento e celeridade na resolução das demandas”, diz.

Ao todo, até o dia 29 de agosto, já foram registrados 3231 atendimentos, com média de aproximadamente 410 por mês, além de 130 consultas mensais ao Serasa. As principais reclamações seguem concentradas em empresas de crédito e/ou financeiras, seguidas de perto pelo setor de telefonia.

Os números de atendimentos se mantiveram estáveis, apesar da sede nova estar afastada da área central. Geralmente existe um aumento no número de reclamações no início do mês, pós datas festivas ou comemorativas e segunda-feira é o dia com o maior número de registros e solicitações de certidões.

Canal exclusivo com a CEEE Equatorial

A sede do Procon conta com um guichê exclusivo para a solução de problemas entre consumidores e a CEEE-Equatorial. A intenção dessa parceria é acelerar os processos de solução das altas demandas relacionadas à empresa.

O atendimento acontece todas às terças e quintas, das 13h às 17h.

Novo sistema

O serviço opera em um sistema novo, que veio para substituir o Sindec, desenvolvido pela secretaria Nacional do consumidor, onde houve um avanço significativo na agilidade de processos e economia de impressões e gasto de papel, um sistema digital de arquivamento e de controle de reclamações. O “Pró Consumidor” entrou em vigor no dia 18 de julho deste ano e garante mais agilidade e celeridade na cientificação das empresas pelas reclamações realizadas pelos consumidores.

Atendimento

O Procon do Rio Grande funciona no prédio da antiga Estação Rodoviária, localizado na Rua Vice Almirante Abreu, 737. O horário de atendimento é das 12h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Além da sede no centro da cidade, o órgão presta todos os mesmos atendimentos no Tudo Fácil Rio Grande, localizado no Partage Shopping. O atendimento na unidade funciona das 10h às 20h.

Além do telefone fixo (53 32338499), o Procon também presta atendimento pelo WhatsApp, por meio do número 53991740462. O órgão também conta com um e-mail institucional, disponível para recebimento de demandas de consumidores, órgãos, entidades, fornecedores, entre outros: procon@riogrande.rs.gov.br .

Sede provisória do Sine

A partir da próxima segunda-feira (5), o Sine de Rio Grande atenderá em novo endereço, junto ao Procon, na Rua Vice-Almirante Abreu, 737, prédio da antiga Estação Rodoviária. A mudança ocorre devido a problemas estruturais da atual sede, que fica na esquina entre as ruas Benjamin Constant e Marechal Floriano.

O espaço no Procon foi cedido pela Prefeitura ao órgão estadual até que seja concluído o acerto para uma nova sede própria, o que deve ocorrer em cerca de 60 dias. A mudança está prevista pra sexta-feira (2) e, em função disso, o atendimento à população será reduzido, mas não deverá ser interrompido.

A partir de segunda-feira todos os serviços ofertados pelo Sine, como a respeito de vagas de emprego, seguro-desemprego e carteira do artesão, já estarão disponíveis na sede provisória, das 8h às 16h. Além disso, a comunidade também pode procurar atendimento na unidade do Tudo Fácil.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

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