Procon RS orienta consumidores sobre como evitar problemas na Black Friday
PROCON RS elaborou algumas dicas para o consumidor aproveitar as ofertas
O mês de novembro é marcado pela Black Friday, quando as empresas e prestadores de serviços oferecem descontos em suas mercadorias ou atividades. A data, que já se tornou fixa no calendário do comércio brasileiro e foi inspirada nos Estados Unidos, é a chance de antecipar as compras de Natal por um menor custo.
Neste ano, a campanha ocorre na sexta-feira (23) e algumas marcas e companhias ficam até uma semana com descontos. Para evitar problemas e criar dívidas indesejadas, o Procon RS elaborou algumas dicas para o consumidor aproveitar as ofertas.
Confira as dicas
- Não caia em roubada. Fique atento se os descontos oferecidos são reais ou custam “metade do dobro”.
- Exija sempre a nota fiscal para comprovar a relação de consumo e ter direito à garantia do produto e/ou serviço.
- Produtos com problemas devem ser encaminhados para a assistência técnica e o reparo deve ser feito em até 30 dias.
- Fique atento às compras pela internet, busque informações sobre os sites no Sindec Nacional ou CONSUMIDOR.GOV.BR.
- Quando acessar um site de compras, verifique se tem cadeado de segurança e mantenha o antivírus atualizado.
- Evite clicar em anúncios que chegam por e-mail ou redes sociais. Oportunistas aproveitam a data para enviar mensagens falsa com nomes de empresas conhecidas.
- É obrigação do fornecedor garantir o que foi prometido no site ou anúncios.
- O consumidor pode exercitar seu direito de arrependimento de compra feita pela internet no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto.
- Documente todos os passos da compra virtual, inclusive com o e-mail do fornecedor, para casos de troca ou não recebimento do produto.
- Foi enganado? Procure os órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor na internet.
SECOM RS
Foto: Reprodução