NotíciasRio Grande

Professora da FURG assume a presidência da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas

Janice Appel ficará à frente da Anpap para o mandato de 2025-2026

Desde a última segunda-feira, 23, acontece na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, o 33º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap). Na ocasião, nesta última quinta-feira, 26, durante assembleia geral, a professora do Instituto de Letras e Artes (ILA), Janice Appel, foi conduzida ao cargo de presidente da organização para o mandato 2025-2026.

“Essa associação é o órgão mais importante de pesquisadores em artes plásticas do país. E, portanto, trazer essa representatividade para a FURG é algo muito importante para fomentar a pesquisa e a excelência acadêmica na nossa instituição”, destaca Janice.

Compõem a chapa, também, a professora Luísa Angélica Paraguai Donati (PUC-Campinas), como vice-presidente; além dos professores Sandro Ouriques Cardoso (Universidade Federal de Minas gerais – UFMG), Cleomar de Sousa Rocha (Universidade Federal de Goiás – UFG), Valter Frank de Mesquita Lopes (Universidade Federal do Amazonas – Ufam), e Fábio Wosniak (Universidade Federal do Amapá – Unifap), que ocupam posições na secretaria e tesouraria da gestão.

Em sua carta de apresentação, a chapa discorre sobre os motivos que fizeram o grupo pleitear a administração, em especial, destacam o olhar para as questões geográficas em que estão inseridos em suas rotinas de trabalho e prática artística, como os severos impactos climáticos no Rio Grande do Sul – em função das enchentes – e as intensas queimadas de bioma no sudeste brasileiro.

“Nós, como uma chapa diversa e experiente, estamos empenhados em promover a visibilidade desses extremos geográficos e ambientais em que vivemos, uma vez que refletem extremas e diversas possibilidades de pesquisa, a partir das produções artísticas e sistema das artes visuais no Brasil. Deste modo, acreditamos que, para pensar nesses extremos, devemos atravessar o país, trazendo para a Anpap uma visão multifacetada e descentralizada, o que não apenas enriquece a discussão artística, mas também aborda as questões urgentes que nossos respectivos estados e o Brasil enfrentam”, destaca Janice.

Na FURG

De acordo com a professora, ainda que a FURG não possua programas de mestrado ou doutorado na área das artes plásticas, alguns docentes do ILA envidam esforços para conduzir pesquisas neste campo de estudo. Nesse sentido, se constituiu o grupo de pesquisa Observatório de arte pública, entorno e novos gêneros, liderado por Janice.

Vinculados à FURG, também integram a Anpap, os professores do ILA Felipe Caldas e Luciana Valio, junto ao Comitê de Poéticas Artísticas; a professora Fabiane Pianowski; o professor titular aposentado Michael Chapmam; e o egresso do Instituto e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ricardo Ayres.

Sobre o evento

Com encerramento previsto para esta sexta-feira, 27, o encontro nacional da Anpap representa uma das ações mais expressivas do grupo no que tange a reunião de pesquisadores para debater os rumos da pesquisa e do fazer artístico na área, em âmbito nacional. Em sua 33ª edição, o evento focou sua atenção para o debate dos impactos provocados pelas intempéries da crise sanitária, ambiental e política na produção de conhecimentos sobre artes visuais nas diferentes regiões do Brasil.

Além desta reflexão, o encontro também tem a intenção de possibilitar trocas e ampla divulgação não só de pesquisas desenvolvidas na área, mas também da atuação, formação e divulgação de trabalhos artísticos. Com o tema “Vidas”, o evento abordou questões relacionadas a diversidade complexa das relações humanas, suas interações e ligações com o planeta, e no fim, como essas conexões afetam e produzem arte.

Em 2025, a 34ª edição do encontro será realizada na cidade do Rio Grande, nas dependências da FURG; que receberá o evento pela primeira vez em sua história.

Secom FURG

Foto: Divulgação

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.