NotíciasRio Grande

Professoras municipais recebem capacitação para o projeto Polinizando o Pampa

Pensando em disseminar conhecimento e trabalhar a educação ambiental nas escolas do município do Rio Grande, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), busca levar o projeto Polinizando o Pampa para os espaços escolares, com o objetivo de ressaltar a importância da criação de abelhas da espécie Jataí, que não possuem ferrão, para o equilíbrio do ecossistema e da existência humana. Nesta segunda-feira (26), no Auditório da Justiça Federal, onde está localizada a SMMA, foi realizada a primeira capacitação inicial com os professores selecionados.

A atividade foi realizada pela equipe da empresa Halinski, contratada para a execução do projeto. Durante a capacitação, as educadoras receberam orientações sobre a espécie, ressaltando a importância da conservação das abelhas sem ferrão nos processos de polinização, já que cada escola receberá uma colmeia didática em prol da educação ambiental e fomento à preservação e sustentabilidade da região.

Participam do projeto cinco escolas municipais localizadas nas três regiões estratégicas do Polinizando o Pampa, sendo elas as escolas Marília Santos, Argemiro Dias de Lima, Coronel Pedro Osório, Prof. Alba Ítala Anselmo Olinto e Sylvia Centeno Xavier.

O principal objetivo do projeto é promover a restauração ecossistêmica em uma zona de transição entre o Bioma Pampa e remanescentes da Mata Atlântica no sul do Brasil através do incentivo a meliponicultura e do estabelecimento de novas populações de abelhas nativas sem ferrão no município do Rio Grande, influenciando diretamente na reprodução da flora através da polinização.

“O Polinizando o Pampa começou em 2022, através da seleção e capacitação de produtores locais para que possam compatibilizar alternativas de renda com a conservação da natureza. O próximo passo agora é fortalecer as ações de educação ambiental nessas escolas”, diz o superintendente da SMMA, Paulo Mattos.

A primeira fase do projeto foi desenvolvida com cerca de 15 produtores, localizados em três regiões estratégicas do município, próximas à Reserva da Vida Silvestre Banhado do Maçarico e à área de proteção ambiental Lagoa Verde e à Ilha dos Marinheiros. Cada agricultor recebeu dez caixas de colmeias e são assistidos, mensalmente, para fins de acompanhamento e esclarecimentos.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.