Profissionais de saúde têm recebido visitas para atividades de meditação e auriculoterapia
A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação em Saúde, Práticas Integrativas e Complementares Cuidando do Cuidador (NEPICC), da Estratégia Saúde em Família (ESF), tem realizado diferentes práticas juntos aos profissionais da Secretaria de Saúde (SMS). A ação propõe enfrentamento ao Coronavírus por meio de atividades centradas nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), que tem por objetivo auxiliar na prevenção e reabilitação das condições de saúde dos profissionais que atuam em todas as unidades da ESF.
Para isso, os profissionais estão sendo visitados em seus locais de trabalho e convidados para práticas meditativas e auriculoterapia. Os trabalhadores também recebem orientações de cuidados para com a saúde, esclarecimentos quanto às PICs, sugestões de uso das plantas medicinais e condimentares, entre outras ações em prol do cuidado aos trabalhadores de nosso município. Até momento já foram abordadas 25 unidades de saúde e 40 equipes de ESF.
Carliuza Oriente Luna, coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) e responsável pelas ações do NEPICC, explicou a proposta da atividade e suas contribuições. “Auxilia no alívio do estresse vivenciado neste momento de pandemia, assim como na aproximação e cuidado coletivo de todos da equipe, potencializando os saberes em prol do auto cuidado e do cuidado com a comunidade e seus familiares. Podemos dizer que agrega saberes de outras racionalidades médicas para a harmonização física e psíquica, o que será revertido, posteriormente, em qualidade no atendimento à população”, destacou. Ela ainda acrescentou que algumas práticas, se realizadas periodicamente, podem potencializar a imunidade e auxiliar na prevenção do adoecimento.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG