Profissionais e acadêmicos do HU-FURG realizam ações de conscientização
Dia Mundial de Luta Contra a Aids terá foco na prevenção da doença
Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, que tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, e constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global.
A doença é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema de defesa do organismo. As maneiras mais comuns de transmissão são relações sexuais sem proteção, compartilhamento de perfuro-cortantes contaminados ou a chamada transmissão vertical (de mãe para filho na gestação, parto ou amamentação, quando não tomadas as medidas de prevenção).
Com foco na prevenção, o HU-FURG dá início, neste dia 1º de dezembro, às ações de educação em saúde e sensibilização, junto aos colaboradores e pacientes, com a distribuição de materiais educativos, preservativos internos e externos e diálogo nas unidades assistenciais. Neste dia o HU participa de audiência pública na Câmara Municipal de Rio Grande, alusiva à data.
Para a chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HU-FURG, Rossana Basso, “mesmo em 43 anos de pandemia, é importante reforçar que apesar dos grandes avanços científicos, acesso a terapia antirretroviral de forma gratuita pelo SUS, formas de prevenção medicamentosas, como a profilaxia pré e pós exposição (PEP e PrEP), ainda temos altas taxas de detecção e mortalidade no nosso município. O estigma e a discriminação estão entre os principais obstáculos para a prevenção, tratamento e cuidado em relação ao HIV. Seguindo as orientações da OMS, publicada em 2022 sobre as estratégias globais contra o HIV, é necessário aumentar a oferta de teste para todo paciente que procure assistência, independente de queixa ou comorbidade”, reforça. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado tornam possível uma vida saudável, além de quebrar a cadeia de transmissão, pois a pessoa que vive com HIV e usa antirretrovirais, não transmite o vírus através de relação sexual, após ter carga viral indetectável por mais de 6 meses.
É importante ressaltar que os métodos de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento estão disponíveis pelo SUS. Todos os cidadãos podem ter acesso ao diagnóstico, que é realizado preferencialmente em Unidades Básicas de Saúde, através dos Testes Rápidos, disponíveis em todas as Unidades básicas de saúde do município.
Programação
Dia 8 de dezembro:
- Centro de Convivência (CC) da FURG, no campus Carreiros: Abordagem aos acadêmicos em geral, funcionários e público local da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo em vista seu contexto e faixa etária, para conscientização sobre prevenção combinada contra HIV e demais ISTs com distribuição de preservativos e de folders educativos, além de exposição de materiais e cartazes com foco na mandala da prevenção
Dia 9 de dezembro – das 11h às 20h:
- Praça Rio Grande Shopping Center: Lounge no interior do shopping para distribuição de preservativos, folders explicativos e diálogo com o público local sobre testagem regular, PrEP, PEP. A Secretaria da Saúde de Rio Grande também estará presente no shopping, em espaço próprio, para realização de testagem para HIV.
- As ações serão realizadas por acadêmicos(as) membros das Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LiARDI-FURG), Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM-FURG), da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil FURG) e profissionais do Serviço de Apoio Especializado (SAE) Infectologia do HU-FURG.
Coordenadoria de Comunicação Social do HU-FURG/Ebserh
Foto: HU-FURG/Ebserh
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp