NotíciasRio Grande

Programa de Atenção Integral à Saúde da População LGBTI promove ações alusivas ao Dia da Visibilidade Trans

Em 29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data importante na luta pela igualdade e respeito à população LGBTI. Como política pública que busca assegurar os direitos em saúde física, mental e social deste grupo, Rio Grande conta com o Programa de Atenção Integral à Saúde da População LGBTI, através do qual foi desenvolvida, ao longo da semana, uma programação especial alusiva à data. Foram promovidas rodas de conversa e atividades de atendimento, avaliação e aplicação de exames médicos.

Para a responsável pela Unidade, Natasha Nunes, o dia da Visibilidade Trans é uma data que reflete a “busca por igualdade e respeito na luta contra todas as formas de preconceito e discriminação que a população de pessoas travestis e transexuais sofre”. Ao comentar sobre o Programa de Atenção à Saúde voltado para a População LGBTI, Natasha explica que a finalidade é proporcionar acolhimento e assistência de qualidade para todos, como forma de assegurar direitos e amenizar os efeitos da discriminação que, muitas vezes, começa com o abandono das próprias famílias e passa pela falta de acesso aos espaços de educação, falta de oportunidade de ingresso no mercado de trabalho formal, e a falta de preparo para atendimento e serviços de saúde.

Neste sentido, além da oferta de atendimento nas áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia, nutrição, educação física e psicologia, uma das principais ações do Programa é a promoção de atividades de capacitação aos profissionais da saúde. A qualificação desses trabalhadores tem como  destaque o respeito e a necessidade de reconhecimento de especificidades.

Em 2021 o programa estima ter atendido 3.293 pessoas e segue aberto segue prestando auxílio à população LGBTI. “A comunicação e o dialogo são fundamentais para o desenvolvimento social de todas as pessoas. Buscamos desenvolver um trabalho de forma coletiva, levando informação às redes de saúde, espaços de formação profissional e conscientizando que o acolhimento humanizado é fundamental”, complementa a coordenadora Natasha.

Os serviços oferecidos pelo  Programa de Atenção Integral à Saúde da População LGBTI acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Marechal Floriano, nº 5.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.