Programa Educar para Inovar conquista selo da Unesco
Reconhecimento é concedido pela primeira vez a um programa da área da educação do Estado
O programa Educar para Inovar, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), recebeu, nesta terça (4/4), o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em reunião realizada na terça, a titular da Sict, Simone Stülp, e a integrante do Comitê de Coordenação Nacional da Rede PEA-Unesco no Brasil, Sueli Schabbach Matos, discutiram sobre as oportunidades que o selo representa.
Essa é a primeira vez que um programa estadual na área da educação recebe o reconhecimento, passando a integrar uma rede que recebe apoio técnico da agência internacional.
Para Sueli, o programa Educar para Inovar se enquadra nos princípios da entidade, dialogando, especialmente, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 – Educação de qualidade. A iniciativa tem relação, especialmente, com a meta 4.c, que prevê que “seja assegurado a todos os professores da educação básica a formação específica na área de conhecimento em que atuam, promovendo a oferta de formação continuada, em regime de colaboração entre a União, estados e municípios, inclusive por meio de cooperação internacional.”
A secretária da Sict afirmou estar muito feliz com a parceria, uma vez que ela permite a expansão do programa. “A educação é prioridade do governo, e a inovação tem tudo a ver com o tema”, disse.
Participaram da reunião, ainda, a diretora de Gestão da Inovação da pasta, Paola Rücker Schaeffer, e a coordenadora do Educar para Inovar, Nádia May Ibias.
Ascom Sict
Foto: Cândida Schaedler/Ascom Sict