Programa Vida Ativa volta a ser oferecido em todos os postos de Saúde em Rio Grande
O Vida Ativa está de volta. Após ser suspenso por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o programa que oferece atividades físicas orientadas e gratuitas para a comunidade tornou a ser oferecido em todas as unidades básicas de saúde do Rio Grande.
Uma capacitação para agentes comunitários de Saúde e representantes de todos os postos foi realizada na quarta-feira (6), no Teatro Municipal. “A partir dessa capacitação, reiniciaremos, imediatamente as atividades”, afirma Gabriela Mendes, assessora técnica e educadora física do programa.
Gabriela diz acreditar que o retorno às atividades aumentará bastante o número de participantes que chegou a 700, antes do programa ser interrompido pela pandemia. “É uma opção não medicamentosa para o tratamento de doenças crônicas que proporciona o cuidado desses pacientes”, diz. A equipe do Vida Ativa é composta por seis educadores físicos, além de um agente comunitário de Saúde por posto. Um dos dias de atividade será dedicado a caminhada com o agente capacitado e no outro haverá atividades específicas orientadas pelos profissionais de educação física.
Nos postos que não apresentam espaço adequado para os exercícios, as atividades serão realizadas em outras instituições como CRAS, escolas ou associações de bairro. As comunidades serão avisadas dos locais onde o Vida Ativa funcionará.
Como participar
O Programa Vida Ativa é direcionado para idosos, diabéticos, hipertensos, obesos e pessoas com algum transtorno do humor (ansiedade, depressão e compulsividade), além dos tabagistas. Os participantes são encaminhados de acordo com avaliação médica da unidade. Após isso são realizadas avaliações mais específicas, como físicas e antropométricas (avaliação das medidas de uma pessoa). Os dias e horários de atendimento são definidos por cada unidade de Saúde.
Todos são monitorados pela equipe e pelo educador físico e permanecem por tempo indeterminado, já que a atividade física é uma terapêutica não medicamentosa que deve ser praticada como estilo de vida, a fim de manter seus benefícios. Semestralmente, realizam-se novos exames laboratoriais, testes físicos e antropométricas para acompanhamento do estado geral de saúde dos pacientes.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação