Proje7o Arco-Íris, iniciativa incentivadora da arte-educação através do grafite, chega a Rio Grande em abril
Entre os dias 07 e 11 de abril, o município do Rio Grande receberá o Proje7o Arco-Íris, um projeto inovador aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, que atravessa o Brasil incentivando a arte-educação por meio de oficinas de grafite para estudantes da rede pública de ensino. A iniciativa, realizada pelo Instituto Burburinho Cultural, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 da ONU, enquadrando-se nos parâmetros da ODS 4, de educação de qualidade.
Durante os cinco dias de atividades, os responsáveis pelo projeto irão trabalhar com cerca de 80 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Saldanha da Gama, compartilhando conhecimentos sobre diferentes formas de grafite, ensinando desde a utilização dos materiais até as medidas de proteção necessárias. O Proje7o Arco-Íris sempre se articula com artistas locais, além de mobilizar arte-educadores, professores, coordenadores e estudantes, com o objetivo de revitalizar as escolas e deixar um legado cultural, formativo e estético.
Em Rio Grande, a iniciativa será responsável pela renovação da fachada da escola com a participação plena dos alunos. Porém, para a diretora da instituição, Roberta Ulguim, a expectativa com a atividade vai muito além disso. “Trata-se também de uma valiosa oportunidade de troca, diálogo, experiências e compartilhamento de conhecimentos para nossos estudantes. Acredito que isso será extremamente enriquecedor para eles”, afirmou. A diretora explicou ainda que a vinda do Proje7o Arco-Íris representa uma questão de autoestima, que contribui para uma sensação de pertencimento entre os alunos. “Acredito que transformar o espaço em um lugar acolhedor e esteticamente agradável é essencial”, concluiu Ulguim.
No dia 11 de abril, o projeto realizará o evento com a entrega do mural marcando o encerramento das atividades. O Proje7o Arco-Íris possui uma marcante jornada pelo país. Os ensinamentos sobre a arte do grafite deixaram um legado em instituições de ensino de diversas cidades, como São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Guaratinguetá (SP), Curitiba (PR), Lages (SC), Niterói (RJ), Selvíria (MS) e Guarujá (SP). Para o diretor de Projetos do Instituto Burburinho Cultural, Thiago Ramires, retomar a iniciativa no Rio Grande do Sul é uma ótima chance de colaborar com a região, tão afetada pelos desastres climáticos. “Vamos deixar um legado de cores que revitalizam fachadas de uma escola pública querida pela população. Uma ação como essa muda a relação da comunidade com o espaço e o entorno, gerando uma aura geral de bem-estar. A escola é a segunda casa dos jovens; um local de extrema importância para todos”, disse Ramires. O Proje7o Arco-Íris é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, realizado pelo Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.
Sobre a Wilson Sons
Reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, a Wilson Sons tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia. Saiba mais clicando aqui
Sobre o Instituto Burburinho Cultural
A Burburinho Cultural é uma produtora e gestora de projetos culturais com quase 20 anos de atuação. Nos últimos 10 anos, consolidou o Instituto Burburinho, focando na cultura como motor de desenvolvimento econômico e social. Com sede no Rio de Janeiro, o instituto se destaca por criar projetos de impacto sociocultural e socioeducativo, articulando parcerias estratégicas. Através da gestão criativa, já realizou diversos projetos, acumulando experiência em concepção, gestão e produção, sempre voltados ao desenvolvimento sustentável.
AZ Comunicação
Foto: mídias pura/Proje7o Arco-Íris no Guarujá, SP
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp