Projeto busca reativar Associação de Surdos em Rio Grande
Reativar a Associação de Surdos. Essa é uma meta estudada pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da Escola Bilingue Carmem Baldino e da Secretaria do Município de Esporte, Cultura e Lazer (SMCEL), junto com a FURG. Todos estão envolvidos com um projeto para reabrir a associação de surdos na cidade, a fim de viabilizar a participação dos rio-grandinos deficientes auditivos em competições esportivas dentro e fora do município, inclusive com a organização de uma olimpíada local.
Na semana passada, houve uma reunião para discutir a implementação deste projeto. Participaram o prefeito Fabio Branco, o coordenador de Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Vladmi do Santos, a direção da Escola Carmem Baldino e integrantes da FURG. Na atividade, foi discutido o projeto “Somos Surdos”, que tem como objetivo de trazer, em primeiro momento, o esporte para a vida dos deficientes auditivos e mostrar que ser surdo não é um empecilho para quem quer praticar algum esporte.
Também foi apresentado o projeto para uma olimpíada municipal de surdos, em que o prêmio vai ser uma viagem para participar da Surdolimpíada, evento sediado, este ano, em Caxias do Sul. “Nas paraolimpíadas, a única deficiência que não participa é a dos surdos, por diferentes fatores, entre eles, a adição de provas que não precisem de efeitos sonoros, mas necessitam ser sinalizadas de outras formas”, explica Vladmi dos Santos. “Daí a importância de uma olimpíada especial. Para se participar da Surdolimpíadas, o atleta precisa estar cadastrado em uma associação, que Rio Grande no momento não tem”, justifica.
Hoje quem assessora os surdos é a Escola Bilingue Carmem Baldino, responsável pela educação. “Com a associação ativa, podem ser conquistados projetos para artes, esporte e a inserção das pessoas com deficiência auditiva na sociedade, e não ter que depender de outras cidades que tem associações de surdos”, lembra Vladmi dos Santos.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação