Projeto Caminhos da Cultura estará na Capilha dia 20
Na tarde de quinta-feira (20), entre 13h30min e 16h, a Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Economia Criativa (SMCEEC) estará na praia da Capilha (Taim) com o projeto “Caminhos da Cultura nos 288 Anos do Rio Grande”. A atividade integra as comemorações do aniversário da cidade e ocorrerá no entorno e dentro da Capela Nossa Senhora da Conceição, a “Capela da Capilha”. Esse projeto faz parte de uma ideia piloto da Secretaria que deverá ser descentralizada para mais regiões do Município.
A proposta levará outros projetos já consagrados do Executivo à Capilha, como o “Lumina Mundo: Leitura Itinerante”. A dinâmica “Espelho, Espelho meu… conversa sobre Patrimônio e Pertencimento”, ministrado pela diretora da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, historiadora e professora Gianne Zanella Atallah, integra a programação.
Outras duas atividades completam a tarde do projeto na Capilha. Uma é a conversa e apresentação do material arqueológico dos antigos povoadores do Brasil Meridional, a cargo do diretor do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas (NPA), arqueólogo e professor Érico Costa. A outra é a oficina Ler a Fotografia – linhas contam histórias, ministrada pela coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da SMCEEC, professora Luciana Coutinho Gepiak e por Carla Silva, do Art’Evidência.
Lumina Mundo: Leitura Itinerante
O projeto Lumina Mundo – Leitura Itinerante visa incentivar a leitura para pessoas de todas as idades do Rio Grande. O objetivo é oportunizar o acesso gratuito aos livros, a partir de um veículo equipado para oferecer tal atividade periódica nas comunidades.
Os livros arrecadados para doação são transportados por um furgão, motivando a formação de novos leitores. Além de doar livros, todas as atividades realizadas pelo projeto buscam, ainda, receber outros livros para serem repassados. “Acontece uma troca entre a população leitora, a fim de estimular o processo de leitura literária, abarcando vários tipos de leitores”, comenta Luciana Gepiak, coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria da Cultura.
O projeto Lumina Mundo está permeado pela descentralização da Cultura, percorrendo diferentes espaços ao redor do município, com a intenção de promover o fomento da leitura e estimular as ações em torno da troca de livros, de acordo com as propostas vigentes de sustentabilidade. Com o projeto Lumina Mundo, o livro, além de libertar, igualar e transformar as pessoas, tem a capacidade de ser um agente multiplicador de sonhos.
Programação
- Projeto Lumina Mundo: Leitura Itinerante — doação de livros
Horário: 13h30 às 16h - Dinâmica Espelho, Espelho meu… — conversa sobre Patrimônio e Pertencimento
Ministrante: Diretora da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, historiadora e professora, Gianne Zanella Atallah
Horário: 13h30 às 14h15 - Conversa e apresentação de Material Arqueológico dos Antigos Povoadores do Brasil Meridional
Ministrantes: Diretor do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas (NPA), arqueólogo e professor, Érico Costa, e o estagiário do NPA em Conservação e Restauro, Giovani Rolim
Horário: 14h15 às 15h30 - Oficina Ler a Fotografia — Linhas contam Histórias
Ministrantes: Coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, professora Luciana Coutinho Gepiak, e a artesã Carla Silva (ArtEvidência)
Horário: 14h15 às 15h30
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp