Projeto “Cidade Digital” está em fase final de implantação em Rio Grande e irá interligar 105 prédios públicos
Com o objetivo de interligar mais de 100 equipamentos públicos do município através de uma rede de internet estável e rápida, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, está finalizando a implantação do projeto Cidade Digital. A proposta irá oportunizar internet de qualidade para escolas da rede municipal, postos de saúde, CRAS, sedes de secretaria e pontos descentralizados, entre outros equipamentos públicos do município, visando qualificar o trabalho realizado e a transmissão de informações entre os locais.
A rede de fibra óptica se estende por cerca de 65 km, desde o Bairro Santa Tereza até o Parque Marinha. A parte que se refere à infraestrutura, como o cabeamento junto aos postes, já foi concluída e agora a equipe trabalha na configuração dos equipamentos nos prédios públicos. A rede será destinada para uso interno, para o trabalho dos servidores do município. Na rede de ensino, porém, também poderá ser disponibilizada a professores e alunos, para uso em atividades escolares.
O gestor da SMDIT, Cláudio Dutra, explica que o projeto foi criado há alguns anos a partir de um convênio firmado com o então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e que começou a ser executado em 2017. “O grande objetivo é a interligação dos prédios da prefeitura, são 105 pontos na zona mais central da cidade. Assim podemos dar uma qualidade maior no que diz respeito à conectividade. Estamos trabalhando para fornecer uma maior estabilidade no tráfego de informações entre as secretarias, o que vai permitir uma modernização dos nossos processos de trabalho”, afirmou Dutra.
Segundo a SMDIT, a conexão terá velocidade média de 200mbps. Entretanto, a capacidade de tráfego de dados será de até 1gbps na maioria dos pontos. Em seis locais, essa capacidade será de 10gbps, pois são os pontos onde é necessária maior disponibilidade para o fluxo de informações: Gabinete de Gestão Integrado; Secretaria da Fazenda, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo e o Gabinete Executivo, no prédio da Prefeitura. Também conforme a SMDIT, o valor investido é de R$ 1.680.000,00, recurso do MCTIC, juntamente com a contrapartida de 10% por parte da Prefeitura.
O projeto Cidade Digital também possui o objetivo de fornecer internet gratuita e aberta à população em diversas áreas públicas, como parques e praças. Neste primeiro momento, apenas o Rincão da Cebola está recebendo o serviço, porém o projeto tem capacidade de expansão para até 1024 pontos. “Está prevista a instalação de alguns pontos de internet pública, o que também vai favorecer a população, disponibilizando acesso à internet de forma gratuita”, acrescentou o secretário.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação SMDIT