Projeto da FURG é aprovado em chamamento do CNPq
Pesquisa que estuda as motivações da prática de atividades físicas receberá financiamento da entidade
A FURG foi aprovada na Chamada MS/SAPS/DEPROS Nº 27/2020 – Pesquisa em Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco Associados, do CNPq. O projeto “Determinantes motivacionais da prática de atividade física em crianças, adolescentes, adultos e idosos” é coordenado pelo docente Michael da Silva, da Faculdade de Medicina (Famed).
Com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país sobre doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados, o chamamento possibilita apoio financeiro para projetos que possam contribuir para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geração de produtos e processos para aprimoramento da atenção primária à saúde. Foram aprovados 21 estudos.
A pesquisa da FURG aprovada tem como foco a revisão sistemática da literatura científica que contém evidências sobre determinantes motivacionais, barreiras percebidas e facilitadores para construção de algoritmo voltado à previsão da adesão e manutenção da prática de atividade física em crianças, jovens, adultos e idosos em diferentes contextos.
O professor Michael, coordenador do projeto, explica que serão duas fases durante a pesquisa, que iniciará em janeiro de 2021: “Na Fase 1 serão realizadas revisões sistemáticas de estudos observacionais publicados em periódicos nacionais e internacionais contendo evidências científicas sobre determinantes motivacionais, barreiras percebidas e facilitadores para o início e a manutenção da prática de atividade física. Na fase 2, pretendemos, por meio de modelos de aprendizagem de máquina, construir um algoritmo com capacidade de estimar a probabilidade de engajamento e manutenção da prática de atividade física baseados nas principais informações sobre motivação, barreiras percebidas e facilitadores para a prática de atividade física obtidos nas revisões sistemáticas da literatura”
O projeto foi motivado pelas necessidades específicas descritas no edital, que indicava o financiamento de um projeto com potencial de fornecer ferramentas aplicáveis ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à Atenção Básica à Saúde. Uma equipe de pesquisadores foi convidada para auxiliar no aprimoramento do projeto e da ideia inicial. “Tivemos um prazo de aproximadamente 15 dias da concepção da ideia e decisão de concorrer ao edital até a data limite de envio. A equipe de pesquisadores trabalhou de forma conjunta na análise crítica e definição do projeto final que foi submetido para a avaliação do CNPq no dia 18 de novembro, recebendo o parecer favorável do órgão de fomento em 2 de dezembro”, disse o docente.
Os pesquisadores convidados foram Samuel Dumith (FURG), Thiago Piola (UFPR), Eliane Denise Bacil (UFPR), Rodrigo Bozza (UFPR), Timothy Cavazzoto (Unicentro – PR), Oldemar Mazzardo (Unioeste – PR), Thiago Matias (UFSC), Fabio Fontana (University of Northern Iowa – EUA), Wagner de Campos (UFPR), Carlos Back (University of Colorado Boulder – EUA).
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Logo/FURG