Projeto da FURG é um dos dez finalistas no “Desafio Transforma!”
Composto de uma rodada de investimentos para projetos cujo objetivo consiste na reaplicação de tecnologias sociais, o “Desafio Transforma!” foi lançado em setembro deste ano, contando com 232 projetos inscritos entre as áreas de educação e meio ambiente. A iniciativa partiu da Fundação Banco do Brasil e já está em conclusão, contando com dez instituições finalistas: uma delas é a FURG.
Nesta etapa final, os projetos selecionados participarão de um Pitch Day, momento no qual apresentarão de forma breve, objetiva e técnica suas propostas, para uma banca de especialistas. A mesa de avaliação será composta por representantes dos parceiros: BB Tecnologia e Serviços (BBTS), BB Gestão de Recursos (BB DTVM); e Ativos S.A; além de representantes das entidades apoiadoras: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Microsoft e Gife. As instituições vencedoras receberão um investimento social de até R$ 500 mil cada, para reaplicação de Tecnologias Sociais e soluções inovadoras para problemas sociais.
A FURG entre os finalistas
Ao lado de outras duas instituições gaúchas, a FURG figurou entre os dez finalistas da iniciativa com o Projeto de Letramento Multimídia Estatístico (Leme). Essa metodologia, desenvolvida em 2012, é responsável pela transformação de crianças e jovens em pesquisadores. Atuando conforme temáticas de interesse para comunidades atendidas, o projeto cria instrumentos de pesquisa, coleta dados e realiza estatísticas para devolver ao local trabalhado os resultados alcançados.
Os idealizadores, do Núcleo de Educação Estatística (NEE), do Instituto de Matemática Estatística e Física (Imef) da FURG, pretendem expandir a iniciativa no Brasil e no mundo, para promover o direito humano de alfabetização estatística. Em 2019, o Leme recebeu reconhecimento internacional ao ganhar o título de Melhor Projeto de Letramento Estatístico do mundo, promovido pela Associação Internacional de Educação Estatística (Iase).
De acordo com a coordenadora e idealizadora do projeto, Mauren Porciúncula, o Leme tem o propósito de oferecer às pessoas a compreensão da Estatística para a leitura de mundo e o exercício da cidadania, tendo ajudado mais de dois mil jovens desde o início de suas atividades. “O Leme é ministrado por professores em formação, graduandos de licenciaturas, os quais atuam como docentes, e formam-se neste processo. Assim, tem a oportunidade de vivenciar atividades de ensino, sob a perspectiva da pesquisa, e o desenvolvimento da extensão universitária, em um processo indissociável e interdisciplinar”, comenta.
De acordo com a professora, atualmente, o projeto está sofrendo adaptações por meio do “Desafio Transforma!”, em ordem de alavancar a geração de renda, decorrente do empoderamento de jovens como cientistas e profissionais, realizando a preparação desses participantes para conciliar conhecimento científico e popular.
A equipe do Leme é composta por estudantes de graduação dos cursos de licenciatura, integrantes do Programa de Educação Tutorial – Conexões de Saberes Estatísticos (PET Sabest), e pós-graduandos do Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Estatística (Giipe). “Para nós é uma honra colocar a nossa FURG como uma das finalistas do Desafio Transforma!”, conclui Mauren.
Anúncio dos vencedores
A cerimônia de premiação faz parte do evento de comemoração dos 35 anos da Fundação Banco do Brasil, que acontece em dezembro. O ato celebrará a história de apoio a ações de inclusão socioprodutiva de públicos vulneráveis, de geração de trabalho e renda e de preservação do meio ambiente e educação, valorizando as tecnologias sociais.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Thuanny Cappellari