Projeto de extensão “Escola na Universidade” conecta mais duas escolas ao Laboratório de Microscopia da FURG-SLS
Visitas envolveram alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, acompanhados por professores
O Laboratório de Microscopia do Campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do projeto de extensão ‘Escola na Universidade’, recebeu a visita de mais duas escolas do município para o curso de Introdução à Microscopia.
No dia 18 de outubro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis levou uma turma do 2º ano, acompanhada pela professora Scheila Kruger e pela professora auxiliar para alunos com necessidades especiais, Vera Timm Jeske, acadêmica do 7º semestre do curso de Educação do Campo da FURG-SLS.
Nos dias 31 de outubro e 08 de novembro, foi a vez do Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn levar três turmas do 2º ano do Ensino Médio, acompanhadas pelas professoras Kelen Rodrigues da Veiga e Luciana Nolasco Colomby, responsáveis pela disciplina de Práticas Experimentais.
O projeto contínuo, recebe visitas de turmas de estudantes ou atividades com professores. As visitas são previamente agendadas e realizadas conforme a disponibilidade de datas e horários, tanto dos laboratórios e servidores da FURG-SLS quanto das escolas. Professores interessados em trazer suas turmas entram em contato com as responsáveis pelo projeto para agendar as atividades.
Andreisa Damo, técnica da Universidade e integrante do projeto, destaca que, a cada atividade de extensão, a FURG se aproxima mais da comunidade, ressaltando a importância do campus na educação básica.
“Onde atividades marcantes e de caráter prático despertam a curiosidade dos estudantes para a Ciência, muitas vezes adormecida por abordagens pouco estimulantes e conteudistas. Cada pessoa que nos visita, ao se encantar com a ampliação e o detalhamento do mundo microscópico, possibilitada pelas lentes das lupas e dos microscópios, além de poder ter acesso a equipamentos, muitas vezes indisponíveis, ou, quando existentes nas escolas, insuficientes ou em más condições de uso, torna-se um potencial divulgador da FURG para seus colegas, amigos, familiares, e, quem sabe, um futuro ingressante nos cursos ofertados no Campus SLS, pois lhes foi dada a oportunidade de conhecê-lo”, disse.
As professoras Scheila e Vera relataram que os alunos ficaram encantados com a visita ao laboratório da FURG, destacando os benefícios de aproximar as crianças da Universidade pública.
“As crianças tiveram acesso a algo novo, e a aproximação entre ensino fundamental e a universidade pública traz muitos benefícios às crianças da nossa comunidade, sem falar que pode servir de estímulo e incentivo para, no futuro, estar cursando um curso na FURG”, afirmaram.
Os alunos também compartilharam que as explicações foram claras e ajudaram a entender melhor o que estavam observando, sendo uma aprendizagem prática e única.
“As aulas diferenciadas acabam causando empolgação no processo de aprendizagem e seria ótimo se tivéssemos mais atividades semelhantes a esta, visualizando outros seres vivos como os insetos, por exemplo”, comentou um dos estudantes.
Ver as flores e os insetos através do microscópio e da lupa foi fascinante e uma ótima maneira de aprender mais sobre a natureza em detalhes, afirmou a professora Luciana. “Foi surpreendente como esses instrumentos nos permitem observar o que muitas vezes passa despercebido a olho nu”, completou.
Para a professora Kelen, o fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar e a Universidade é essencial, pois oferece aos estudantes um vislumbre da vida acadêmica e do potencial que a Universidade pública pode proporcionar.
“A atividade foi extremamente enriquecedora, pois proporcionou uma vivência diferenciada do oportunizado nas aulas convencionais e a empolgação dos/as estudantes durante a atividade é exatamente o tipo de retorno que nós, enquanto docentes, ficamos gratificadas em receber”, concluiu.
Secom FURG
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp