Projeto Futuro em Ação oferece aulas de karatê para jovens e crianças do Rio Grande
Para garantir um futuro digno, feliz e repleto de oportunidades para a maioria das crianças e adolescentes, é preciso ação! Famílias, professores, sociedade, poder público… Todos e todas têm um papel importante nesta jornada.
Mais uma vez o esporte surge como uma ferramenta de inclusão, desenvolvimento, disciplina e aprendizado. O projeto Futuro em Ação, desenvolvido pela Associação Kihon de Artes Marciais (AKAM), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMDICA), oferece às crianças de jovens, de 8 a 18 anos, de Rio Grande a oportunidade da prática esportiva como instrumento para melhoria da qualidade de vida.
Neste projeto, ministrado pelo Sensei Canhoto – palavra japonesa que significa “mestre” – os alunos aprendem a prática do karatê, uma arte marcial japonesa que desenvolve técnicas de autodefesa e combate, sem o uso de armas – já que a tradução da palavra karatê, significa “mãos vazias”.
Alunos uniformizados com o kimono, todo branco representando a pureza. Ao todo são 60 crianças atendidas nos quatro CRAS (Centro de Referência de Assistência Social): CRAS Portuário, CRAS Hidráulica, CRAS Lúcia Nader e CRAS Cidade de Águeda.
Para cada aluno do projeto, é ofertado o kimono, lanche ao final da aula e camiseta do projeto, tudo gratuito, financiado pelo Fundo Municipal do COMDICA.
Segundo o Sensei Canhoto, é notório o desenvolvimento das crianças e jovens que participam das aulas.
“Nós vemos uma melhora na autoestima das crianças. Elas têm uma integração muito grande. Aprendem a ter disciplina e esperar sua vez.”
O Karatê também tem um forte aspecto filosófico, com os seguintes princípios:
- Esforçar-se para a formação do caráter;
- Fidelidade com o verdadeiro caminho da razão;
- Intuito do esforço;
- Respeito acima de tudo;
- Conter o espírito de agressão.
Para participar das aulas, basta procurar o CRAS mais próximo de sua residência.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – COMDICA
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp