Projeto Guarda-Mirim celebra primeira formatura nesta sexta-feira (11) em Rio Grande
A primeira fase de ações do projeto “Guarda Mirim” terá sua primeira formatura, nesta sexta-feira (11). O evento acontece no Praça Shopping Rio Grande, a partir das 9h, certificando 283 alunos, do 4º ano, de oito diferentes escolas do município. Realizado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), o projeto é uma proposta pedagógica que busca fortalecer o vínculo da secretaria com a comunidade escolar.
Ainda, o projeto “Guarda Mirim” é promovido de maneira integrada entre a Guarda Municipal e o Núcleo de Educação de Trânsito, em parceria com a SMED, e que compõe as ações do Programa Virada da Paz, em desenvolvimento no município. Nas próximas semanas será iniciado um novo ciclo de atividades, contemplando alunos de outras oito instituições.
Os formandos participaram de seis encontros em que foram realizadas discussões acerca da preservação do patrimônio, em especial o zelo com a escola, além de debates sobre os cuidados com o meio ambiente. Durante as atividades também são abordados temas como cidadania e empatia no trânsito, dicas de segurança com o mundo virtual e hábitos de saúde física e mental, ressaltando também a importância de manter distância das drogas. A partir disso, a proposta é que os estudantes possam ser multiplicadores de boas práticas.
De acordo com os componentes da Guarda Municipal e o Secretário da SMMAS, Anderson Castro, o projeto ainda proporciona um maior conhecimento sobre as áreas de atuação dos guardas e agentes de trânsito, além de estimular a prática de boas condutas e reforçar valores como respeito, empatia, solidariedade e outros.
Confira, abaixo, as escolas participantes da primeira formatura:
- EMEF Porto Seguro
- EMEF Santana
- EMEF Cidade do Rio Grande – Caic
- EMEF Eliezer de Carvalho Rio
- EMEF Liberato Salzano
- EEEF Medianeira
- EMEF Anselmo Dias Lopes
- EMEF Coriolano Benicio
Virada da Paz
O Virada da Paz é um movimento iniciado em Rio Grande com atenção especial na prevenção e na mudança de cenário a longo prazo. Assim, o programa propõe a implantação de um modelo mais proativo e multidisciplinar de trabalho a partir de inteligência estratégica para oportunizar maior segurança para a comunidade rio-grandina.
Lançado em 3 de maio, a intenção da proposta é formalizar um pacto entre as Forças de Segurança, o Poder Judiciário, a Prefeitura e outros parceiros em um objetivo comum, reduzir os índices de violência no município a partir de um grande movimento social preventivo, com foco em evidências, denúncias e situações vivenciadas pela população, assim como no atendimento do público considerado de risco.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação