NotíciasRio Grande

Projeto levou a prática da construção a mulheres no Praça Rio Grande Shopping

Mobiliários reparados serão doados às famílias vítimas das enchentes

Um projeto muito especial aconteceu no Praça Rio Grande Shopping, neste final de semana. Uma parceria entre as arquitetas Letícia Carneiro Estima e Nadiane Fontes Castro, da Tekôa Arquitetura Popular, deu a chance de 20 mulheres aprenderem gratuitamente a prática da construção e reparo de mobiliários.

Representando o Projeto COLECAS – Coletivo de Estudos da Cidade, Arquitetura e Sustentabilidade, o professor e coordenador do curso de Arquitetura do IFRS, Cristiano Toralles, ministrou a oficina de Construção de Móveis Alternativos (reciclados). Já as artesãs da loja Art’Evidência, Carla Silva e Isabela Sartori, apresentaram o curso de Reparos de Móveis.

O objetivo da ação foi reaproveitar móveis e materiais doados durante a campanha ReconstruSul e adaptá-los em mobiliários que possam ser doados às famílias vítimas das enchentes que atingiram a cidade no mês de maio.

“Recebemos muitos móveis bons, mas que precisavam de alguns reparos antes de entregarmos às famílias. Então, surgiu a ideia de fazermos as oficinas para repararmos esses móveis e trazermos a prática a mulheres que nunca tinha passado por essa experiência. As oficinas para mulheres focam na experiência e no empoderamento, além da prática no uso próprio das ferramentas. A ideia é quebrar o paradigma de muitas atividades voltadas à área da construção civil”, destacou Nadiane Fontes Castro.

“O resultado foi muito legal, com todas as vagas preenchidas. Muitas mulheres usaram ferramentas pela primeira vez, que nunca tinham pego em uma lixadeira e perderam o medo. Foi uma oportunidade de quebrar barreiras. Além disso, agora elas poderão praticar em casa, com a família”, ressaltou Letícia Carneiro Estima.

Assessoria de Imprensa – Praça Rio Grande Shopping

Foto: Praça Rio Grande Shopping

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.