Projeto “Olhares Sobre o Rio Grande – Nossas crianças em ação” leva conhecimento e novas experiências para crianças
É papel dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) através de ações comunitárias e da oferta de serviços de assistência social fortalecer a convivência de seus atendidos com a sua família e com a comunidade. Em Rio Grande, esse trabalho começa cedo, ainda na infância. Oportunizando que as crianças tenham a chance de conhecer um pouco mais da cidade através da visitação a pontos turísticos, locais históricos e lugares que ainda não conheçam. Essa é a proposta do Projeto “Olhares sobre o Rio Grande – nossas crianças em ação”.
O projeto que é uma parceria do CRAS Zona Portuária e da Secretaria de Meio Ambiente, (SMMA) atende crianças de 7 a 12 anos de idade e tem como objetivo geral sensibilizar e conscientizar o público infantil para as questões de preservação do meio ambiente, além de desenvolver atividades lúdicas que auxiliem na formação do conhecimento urbano e ecológico.
Ao todo, 50 crianças divididas em duas turmas frequentam os encontros que acontecem nas quartas-feiras de manhã e nas quintas-feiras a tarde. Sempre acompanhados por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) e do CRAS eles já conheceram alguns lugares do município, o Museu Oceanográfico, a Praça Xavier Ferreira e os monumentos do local, até o final do projeto eles também conhecerão outros locais, como o Parque Urbano do Bolaxa.
Para a coordenadora do CRAS, Patrícia Gonçalves, o projeto tem muito a acrescer nas vidas dessas crianças, visto que ele oportuniza aprendizado e novas experiências. “São crianças em situação de vulnerabilidade social e que não têm oportunidade de ir a passeios como esses, consequentemente eles não conhecem pontos importantes e únicos da nossa cidade. O convite da SMMA veio em boa hora, firmamos a parceria e agora damos a essas crianças a oportunidade de aprender enquanto conhecem novos lugares.”
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação