Projeto Pesca RIG apresenta relatório técnico para representantes do setor no município
Na última sexta-feira (22), a Secretaria de Município de Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC) realizou evento de apresentação do Relatório Final do Projeto Pesca RIG – Desenvolvimento Sustentável das Pescarias Costeiras e o Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Pesca em Rio Grande, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Prefeitura do Rio Grande e a FURG.
O relatório técnico aborda temas como a gestão pesqueira no município (gestão de estoques e potencial de espécies), a caracterização da economia industrial pesqueira no município (apresentação de valores em toneladas de pescado processado), e apresenta um mapeamento da capacidade industrial instalada. O parecer técnico sobre o setor ainda apresenta uma análise setorial e propõe uma agenda de trabalhos visando o desenvolvimento do setor pesqueiro no município.
O documento traz como sugestão a criação de uma câmara técnica permanente para discutir o setor pesqueiro no município, tendo um modelo de governança baseado no modelo da tríplice hélice (cooperação permanente entre os setores público, privado e a academia), possibilitando assim o desenvolvimento de uma agenda estratégica para o setor.
Segundo Luís Gustavo Cardoso, Secretário Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa do Ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, Professor do Instituto de Oceanografia da FURG e integrante a equipe de profissionais que desenvolveu o projeto, o relatório técnico tem potencial para servir de base para a formulação de políticas públicas para o setor. Para o pesquisador, o banco de dados produzido pelo projeto “é um legado ao município que permitirá aos gestores públicos e empresários locais um poder de tomada de decisão a partir de uma base de dados sólida – com possibilidade de atualização e aprimoramento – que apresenta um panorama realista do setor no município”.
O pesquisador lembra que o projeto surge no iniciou de 2022, a partir de uma provocação do Executivo Municipal para que fosse produzido um diagnóstico do setor pesqueiro no município, avaliando desde suas capacidades industriais até a de produção primária. Ele aponta que o projeto foi estruturado em 5 metas, sendo 3 para diagnostico e 2 propositivas que se dispuseram a identificação de lacunas do setor. A equipe multidisciplinar de pesquisadores identificou potencialidade pouco exploradas pelo setor local, apontando a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos que facilitariam o alcance de novos mercados. A extração de quitosana a partir do processamento de carapaças de crustáceos é apontada pelo pesquisador como uma potencialidade pouco explorada pela indústria pesqueira no município.
Para Bercílio da Silva, Secretário a frente da SMPAC, o relatório técnico entregue pelos pesquisadores da FURG servirá como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da cadeia da pesca no município nos próximos anos. O Secretário afirma que desde o início do governo do Prefeito Fábio Branco a SMPAC iniciou uma busca de recursos externos para o desenvolvimento de pesquisas no setor pesqueiro e após uma série de tratativas com a universidade conseguiu reunir profissionais qualificados, de áreas diversas, para o desenvolvimento de um estudo que visava organizar dados sobre a cadeia da pesca no município.
Bercílio aponta a importância econômica do setor pesqueiro para outras cidades da região sul do estado que são banhadas pelo Oceano Atlântico ou pela Lagoa dos Patos, afirmando que Rio Grande deve ser protagonista, estando a frente das decisões e investimentos no setor. “Rio Grande é uma cidade ligada a pesca e precisamos liderar o processo de valorização desta cadeia utilizando da experiência das lideranças locais para dar novo impulso de desenvolvimento no setor”, afirmou.
Os dados técnicos levantados pela pesquisa serão disponibilização futuramente em uma página na web de acesso público, possibilitando com que sejam utilizados para a formulação de políticas públicas para o setor em diferentes esferas e para a tomada de decisões empresariais a partir do gerenciamento das informações dispostas.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp