NotíciasRio Grande

Projeto Pescar da Refinaria de Petróleo Riograndense inicia 12ª turma

A Refinaria de Petróleo Riograndense iniciou a 12ª turma do Projeto Pescar, um dos projetos de Responsabilidade Social da RPR. A turma de 2023 conta com 18 alunos, que passarão pelo processo de formação durante 11 meses, em uma carga horária de 800 horas.

O Projeto Pescar oferece o curso de iniciação profissional em Operador de Processo Químico e Petroquímico para jovens de comunidades vizinhas, e já formou aproximadamente 200 alunos desde 2011.

Um dos jovens formados pelo Projeto Pescar é Davi Briese da Rosa, que participou da turma de 2017 e foi contratado para trabalhar no Terminal Logístico da RPR no ano seguinte. Davi cursa automação e recentemente foi selecionado em um processo interno, onde exercerá a atividade de Operador de Processamento na empresa.

“O Projeto Pescar mudou a minha vida. Eu era um jovem vindo de uma condição econômica baixa e sem experiência na vida, e o Pescar abriu os meus olhos para o mundo. Além disso, a educação, a ética e a moral são pontos muito valorizados no Projeto. O apoio e o suporte que a Refinaria dá ao jovem do Pescar faz com que nos sintamos amparados e passamos a entender a nossa importância na sociedade e na nossa família. Se o aluno levar o curso a sério, o resultado vem logo ali em frente”, destacou Davi.

A formação profissional é dividida em três eixos: pessoal, cidadão e profissional, ministrada pela orientadora e pedagoga Márcia Alonso Piva e por um time de funcionários voluntários da RPR. Ao longo do Projeto, os alunos recebem aulas de matemática fundamental e aplicada, autoconhecimento, sustentabilidade, saúde, família, empreendedorismo, segurança no trabalho, gestão de projetos, introdução à eletricidade, entre outras.

“O carro chefe do Projeto Pescar é o desenvolvimento pessoal. 60% do curso é desenvolvimento pessoal e cidadania, porque esses jovens chegam aqui sem ter controle emocional, autoconhecimento, a autoestima muito baixa e isso interfere nas relações interpessoais. Hoje em dia, o principal dentro de um espaço corporativo é saber te relacionares com o outro e, para isso, tu tens que te entender. Desta forma, a pessoa consegue trabalhar com empatia, respeito e educação. Isso faz o Projeto multiplicar lá fora, pois os jovens que se formam no Pescar tem uma postura diferente, entendendo quais as expectativas deles para esse mundo e o que depende deles e não dos outros”, destacou Márcia Alonso Piva.

Projeto Pescar

O Projeto Pescar é reconhecido como uma franquia social pioneira, com mais de 45 anos de experiência em formação profissional e encaminhamento de jovens em situação de risco social ao mercado de trabalho. No Brasil, são mais de 74 unidades espalhadas por 09 estados, capacitando mais 33 mil jovens para o convívio em sociedade, desenvolvendo habilidades e conectando conhecimentos e atitudes para transformar vidas.

Assessoria de Comunicação Social Refinaria de Petróleo Riograndense

Foto: Ascom RPR

2 comentários sobre “Projeto Pescar da Refinaria de Petróleo Riograndense inicia 12ª turma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.