Projeto PET Praia da FURG-SLS retoma monitoramento da qualidade da água em São Lourenço do Sul
Iniciativa busca garantir análises contínuas para melhorar a gestão dos recursos hídricos do município e expandir dados além do período coberto pela Fepam
Após uma pausa causada pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, o projeto PET Praia, desenvolvido em parceria com disciplinas do curso de Gestão Ambiental da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), retomou suas atividades de monitoramento da qualidade da água nesta terça-feira, 8.
O projeto, que tem como objetivo avaliar a qualidade da água em diversos pontos da cidade, realizará amostragens semanais ao longo de um ano, oferecendo dados contínuos para a gestão dos recursos hídricos do município.
O professor Eduardo Forneck, responsável pela iniciativa, explicou que o monitoramento abrange diversos pontos fixos: Camping Municipal, Praia das Nereidas, Praia das Ondinas, Praia da Barrinha, Arroio São Lourenço e Arroio Carahá.
“Além desses pontos, uma vez por mês, ampliamos a análise com mais cinco locais, incluindo dois no Arroio Carahá, dois no Arroio São Lourenço e um na Pedra Mole, que serve como nosso ponto de controle”, detalhou Forneck.
As amostragens envolvem a análise de parâmetros físico-químicos e biológicos da água, com foco em microrganismos patogênicos.
O monitoramento, interrompido pela enchente, também enfrentou dificuldades com a disponibilidade de materiais e equipamentos.
A ação vai além do período de análises realizadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que ocorrem de novembro a março.
“Queremos não apenas acompanhar o monitoramento da Fepam, mas também fornecer dados adicionais ao município ao longo do ano, ajudando a entender o comportamento das águas e a influência dos processos produtivos sobre sua qualidade”, afirmou o professor.
Além disso, o projeto visa obter o credenciamento do Laboratório de Química Ambiental da FURG para a realização de análises certificadas.
“Estamos trabalhando para que o laboratório seja certificado, o que nos permitirá prestar serviços à comunidade e à prefeitura de São Lourenço do Sul, fortalecendo a gestão dos recursos hídricos locais”, explicou Forneck.
Eduardo ainda ressaltou que tanto o Arroio Carahá quanto o Arroio São Lourenço possuem suas bacias hidrográficas inteiramente dentro dos limites do município, o que torna o monitoramento dessas águas uma responsabilidade direta da gestão municipal.
Secom FURG
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp