Proteção e renda: Yara doa máscaras confeccionadas por costureiras locais
Junto com os Clubes Rotary da cidade, foi criado um projeto para fabricar e doar máscaras de tecido
Isabela, Carla, Viviane e Maristela são só algumas das 16 costureiras rio-grandinas responsáveis pela confecção das máscaras distribuídas gratuitamente pela Unidade de Rio Grande da Yara Brasil, em parceria com os Clubes de Rotary da cidade. O projeto, chamado Costurando Esperança, ajuda a proteger famílias em situação de vulnerabilidade social ao disponibilizar as máscaras, incentiva a doação de alimentos a quem precisa em ações de troca por máscaras em supermercados e incentiva a economia local com a contratação das artesãs.
Proteção da comunidade
20 mil máscaras estão sendo entregues à Prefeitura do Rio Grande para auxiliar o Projeto Oxigenar pela Vida – que tem como objetivo reforçar o monitoramento precoce da Covid-19 na comunidade e atuar em áreas em que foram detectadas ocorrências de internações ou óbitos pela doença.
As máscaras são entregues com informativos para conscientizar a população e estão disponíveis em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e unidades básicas de saúde do município. Para retirá-las, as pessoas devem estar inseridas no Cadastro Único. “As máscaras serão distribuídas para todos os bairros do município e, além de proporcionar proteção, também incentiva a conscientização da comunidade sobre a importância de usá-las como método de prevenção à doença”, acrescenta Maicon Lemos, secretário de saúde de Rio Grande.
Cuidado com os colaboradores
Dentro das unidades da Yara Brasil, a empresa adotou regras importantes para evitar a Covid-19. O uso de máscaras, por exemplo, é obrigatório. Seja no transporte até às unidades, nas salas de reuniões, nos refeitórios ou corredores. Ninguém circula dentro da planta sem estar usando esse Equipamento de Proteção Individual.
Isso porque a Yara entende que a máscara é fundamental no combate à propagação do coronavírus. Mas, para que ela cumpra o seu papel, tal medida deve ser adotada em todos os lugares, pois a responsabilidade de acabar com essa pandemia é de todos nós.
Precisamos nos cuidar no ambiente de trabalho e fora dele
Por isso, preocupados também com a saúde e segurança dos familiares dos nossos colaboradores, a Yara fez a compra e doação de quatro mil máscaras para seus dependentes.
Foi pensando na segurança da família que Patrick Rodrigues, técnico de Segurança do Trabalho da Unidade, levou algumas máscaras para casa.
“Durante essa pandemia, sabemos que devemos tomar todos os cuidados cabíveis para evitar a contaminação. Portanto a Yara, sempre pensando na segurança de seus funcionários e familiares, nos disponibilizou máscaras adultas e infantis. Eu e minha família estamos fazendo a nossa parte e nos protegendo ao máximo para que possamos passar ilesos contra esse vírus. Gostaríamos de agradecer à Yara que está cuidando para que juntos possamos vencer essa etapa difícil.”
Responsabilidade social
Mais do que proteger contra a Covid-19, a confecção das máscaras também representa a preocupação com a economia local. As quatro mil unidades – doadas aos familiares dos nossos colaboradores – foram produzidas por costureiras de Rio Grande em uma parceria com os clubes de Rotary.
“Estou muito feliz em participar desse projeto que valorizou as costureiras da cidade de Rio Grande, além de auxiliar no sustento de suas famílias”, afirma Viviane, uma das 16 costureiras rio-grandinas responsáveis pela confecção das máscaras.
Assessoria de Comunicação Yara Brasil-Unidade Rio Grande
Foto: Divulgação