Psicoterapia: O que é e quando devo buscar?
A psicoterapia, ou simplesmente terapia, surgiu a partir de conceitos da psicologia. Ela trabalha, a partir do diálogo e da conversa, as questões emocionais oferecendo abordagens construtivas, conexão com o subconsciente e novas ferramentas para lidar com problemas de estresse, luto, ansiedade,transição de vida e carreira, relações interpessoais, entre outros. Ainda sim, a área da Psicologia pode ser vista como um tabu, e não é incomum algumas pessoas, quando questionadas do motivo de não procurarem um psicólogo responderem com essas falas: “isso é só para quem está louco”, “eu não preciso pois não estou doente” , “isso serve apenas para quem tem transtorno mental grave”. E esses mitos sobre a psicologia pode fazer com que muitas pessoas deixem de buscar ajuda, por medo ou vergonha.
A psicoterapia auxilia no autoconhecimento, e é de grande valia quando procuramos o profissional antes mesmo de apresentar sintomas mais graves. Não precisamos esperar graves sintomas depressivos, pensamentos suicidas e nem deixar o ataque de pânico acontecer para só então buscar ajuda. O acompanhamento psicológico pode prevenir o desenvolvimento de transtornos mentais, promover o autoconhecimento para buscar qualidade de vida e bem estar. Quando você sente que está confuso, inquieto, insatisfeito com suas relações interpessoais ou com alguns comportamentos seus que lhe causam mal, se você sente que anda desmotivado, buscando isolar-se, sente-se triste por um longo período de tempo, está tendo dificuldades em entender-se, resolver seus problemas ou tomar decisões, percebe que a falta de concentração atrapalha, apresenta estresse, irritabilidade extrema, ansiedade que incapacite suas atividades rotineiras, então todos esses são alguns sinais que você deve buscar ajuda.
É necessário entender que tudo aquilo que sentimos e vivemos emocionalmente é tão importante quanto o que sentimos fisicamente. Por que é tão mais fácil procurar ajuda quanto temos algum ferimento, fratura, dor física, porém quando se tratam das dores emocionais entendemos que devemos lidar com isso sozinho e não precisamos de auxílio? Se você sente que precisa desse apoio psicológico, acredite no que sente, busque um psicólogo, deixe seus medos dos julgamentos alheios, os tabus e preconceitos de lado e se permita viver essa experiência.
A terapia auxilia na busca do autoconhecimento, no desenvolvimento da autocompaixão, ensina como lidar com suas dificuldades, além de ser um momento só seu para ser ouvido sem julgamentos e buscar a compreensão de si, dos seus sentimentos, comportamentos e pensamentos. Os profissionais de psicologia estão ali para te ajudar a entender seus processos e funcionamentos mentais para que, depois disso, você aprenda a manejar suas emoções e tenha maior controle sobre sua saúde mental.
Assessoria de Comunicação PMSJN
Foto: Divulgação PMSJN