Público poderá acompanhar transmissão ao vivo do concerto da Ospa em Buenos Aires no domingo (10)
Pela primeira vez em 72 anos de história, a Ospa, em formação completa, fará uma apresentação na Argentina
Está confirmada a transmissão ao vivo da apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Osps) no Teatro Colón, em Buenos Aires. O público poderá acompanhar esse momento histórico gratuitamente pelo canal da Ospa no YouTube, além do site, do Facebook e do YouTube do Teatro Colón. A transmissão começa às 17h de domingo (10/7).
Será a primeira vez em 72 anos de história que a Ospa, em formação completa, atravessará a fronteira da Argentina para uma apresentação. Sob regência do diretor artístico e maestro Evandro Matté, a orquestra executará uma obra contemporânea do compositor Arthur Barbosa, um grande clássico de Heitor Villa-Lobos e uma das maiores criações de Sergei Rachmaninoff, com solo do pianista Fabio Martino.
O solista convidado para a ocasião é o pianista Fabio Martino, brasileiro radicado na Alemanha e com amplo reconhecimento internacional. Começou a estudar o instrumento com cinco anos e, com apenas 12, superou pianistas maduros ao vencer o concurso da Fundação Magda Tagliaferro.
Em sua segunda apresentação com a Ospa (a primeira foi em 2016), Martino sobe ao palco para interpretar Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Sergei Rachmaninoff (1873-1943). Trata-se de um conjunto de 24 variações sobre o tema Capricho em lá menor, do violinista virtuose Niccolò Paganini. Exímio pianista, o próprio compositor foi o solista na estreia da obra, que ocorreu em 1934, em Baltimore, Estados Unidos, com a Orquestra da Filadélfia regida pelo maestro Leopold Stokowski.
Para iniciar o concerto, foi escolhida Mba’epu Porã (“música bela”, em tupi-guarani), uma abertura sinfônica composta por Arthur Barbosa (1965) em 2018 especialmente para a inauguração da Casa da Ospa. Depois, foi registrada no CD Ospa e convidados, lançado em 2021.
A apresentação termina com Choros nº 6, peça fundamental de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) que faz parte da série Choros – definida pelo compositor como uma síntese de “diferentes modalidades da música brasileira indígena e popular”. Composta em 1926, Choros nº 6 faz alusão à atmosfera seresteira e aos personagens chorões do Rio de Janeiro daquela época. Para isso, os tradicionais instrumentos da orquestra ganham a companhia de uma percussão tipicamente brasileira com a cuíca, o reco-reco, o roncador e o tamborim de samba. Choros nº 6 foi apresentada pela Ospa em 11 de junho de 2022 e, na semana seguinte, foi registrada nas gravações do próximo CD da orquestra, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.
Fabio Martino (piano)
Comparado internacionalmente com Nelson Freire, Martha Argerich, Claudio Arrau, Sviatoslav Richter e Vladimir Horowitz, o pianista brasileiro Fabio Martino chamou a atenção ao ser o único brasileiro a vencer o Concurso Internacional de Piano do BNDES, o mais importante da América Latina, em 2010. Com três CDs solo e um com a Filarmônica de Stuttgart, coleciona elogios de críticos e revistas especializadas no mundo todo. O último disco, Latin soul, alcançou a segunda posição nos charts do iTunes como Top Album Classics”. A experiência o levou a diversas produções de filme e TV, além de gravações em rádios brasileiras, alemãs e a inglesa BBC.
Apresentação da Ospa no Teatro Colón, em Buenos Aires
Domingo (1/7), às 17h (não há diferença de fuso horário)
Transmissão ao vivo:
Programa
- Arthur Barbosa | Mba’epu porã
- Sergei Rachmaninoff | Rapsódia sobre um tema de Paganini
- Heitor Villa-Lobos | Choros nº 6
- Regência e direção artística: Evandro Matté
- Solista: Fabio Martino (piano)
Ascom Ospa
Foto: Vitória Proença