Qualidade de água na Ilha dos Marinheiros em discussão
A Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo sediou esta semana uma reunião do projeto “Qualidade da Água em Pequenas Propriedades em Rio Grande”. A iniciativa patrocinada pela Mosaic Fertilizantes conta com o apoio da Embrapa e do município. A pesquisadora da Embrapa, Lilian Winckler apresentou o projeto para o secretário Bercílio Silva, representantes do Vigiágua e da Vigilância Sanitária e técnicos da Emater. Na apresentação foi mostrado que o objetivo do projeto é garantir a análise das águas, o desenvolvimento de oficinas de educação ambiental e a implantação de duas fossas sépticas biodigestoras.
A diretora do Núcleo de Pesca, Mariana Pires explica que o projeto consiste no reaproveitamento da água dos tanques de cultivo fechado de peixes para a irrigação de hortas de verduras. “A água reutilizada é cheia de excremento dos peixes, rico em nitrogênio. Isso serve de adubo, e o produtor acaba economizando uma parcela de dinheiro por conta disso”, diz. Mariana afirma, ainda, que as fossas sépticas têm como função limpar a água de coliformes fecais através de microrganismos, que farão a digestão dos restos tornando a água mais limpa.
“O projeto foi contemplado com R$ 44 mil e prevê iniciativas que visem o trabalho para a melhoria da água. Sendo de extrema importância para o desenvolvimento de ações voltadas ao saneamento básico, contribuindo para a prevenção de doenças”, diz a extensionista da Emater, Viviane Dutra. O órgão irá apoiar o projeto em parceria com a secretaria da Pesca através do programa Vigiágua.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação