“Rap contra o frio” terá edição virtual em 2020 e ocorre de 10 a 17 de maio
A edição de 2020 do festival “Rap contra o frio” será virtual. Com o tema “Hip-hop contra a covid-19”, a quinta edição do evento se adapta aos tempos de crise pandêmica. Neste ano, tanto as doações quanto os shows serão em formatos digitais. Uma vaquinha virtual permitirá que a solidariedade que marca o evento permaneça. E os shows, que tradicionalmente acontecem no Teatro Municipal, ganham sua nova versão em lives nas redes sociais dos artistas convidados, com transmissões de 10 a 17 de maio.
“Estamos começando a campanha do nosso quinto festival. Em meio à crise de pandemia, precisamos nos reinventar. Entendemos a importância do evento, então, vamos convidar você a participar e ajudar quem mais precisa”, explica a publicação na página oficial do festival no Instagram. Além de mencionar a continuidade e a importância do evento para a comunidade, a postagem informa que a corrente solidária do “Rap contra o frio” será através de uma vaquinha virtual.
Clicando no link é possível fazer doações, acompanhar os valores arrecadados até o momento e ainda quanto falta para atingir a meta. “Nossa meta é 5 mil reais. É alta, mas creio que com uma mobilização forte conseguimos”, conta André Dizéro, organizador do evento, em conversa por WhatsApp. As doações serão convertidas em cestas de alimentos, produtos de higiene e limpeza, e distribuídas para famílias em situações de vulnerabilidade social.
Os shows serão transmitidos ao vivo através das redes sociais digitais dos próprios artistas. Cada grupo, rapper ou banda escolhe qual rede vai transmitir seu show, e todos vão usar o link da campanha em suas apresentações. Os shows terão um caráter dinâmico, com transmissões alternadas entre artistas. As apresentações seguem o fenômeno das “lives” que estão acontecendo ao redor do mundo. O festival de 2020 acontece dos dias 10 a 17 de maio, com cinco transmissões, três delas no final de semana. A programação será divulgada em breve.
A Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura (Secult), tradicionalmente cede o Teatro Municipal para o evento e auxilia na distribuição das doações. E este ano a Secult vai disponibilizar suas redes para a divulgação do festival e novamente irá ajudar nas entregas das doações. “A realização do Rap Contra o Frio é extremamente importante para a cultura de Rio Grande, pela valorização do segmento cultural, mas sobretudo, pela solidariedade envolvida nesta ação. Apoiamos este evento independente desde o seu início através do Teatro Municipal”, salienta o secretário de Cultura, Ricardo Freitas. Além disso, o titular da pasta municipal entende que “valorizar a cultura de periferia, valorizar a cultura hip-hop e agregar a isso a solidariedade é sempre muito importante, mais ainda em um momento como o atual”, finaliza.
Participe da campanha “Hip-hop contra o Covid- 19” e colabore em: https://www.catarse.me/rapcontraofrio5.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG