Recepção do 31º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul movimenta o Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande
O clima é de festa, confraternização e muita ansiedade no Centro Cultural Nativista (CCN) Sentinela do Rio Grande durante a tarde desta quinta-feira. É que no local estão sendo realizadas a recepção e o credenciamento dos participantes que já chegaram à cidade para o 31º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul. A sessão solene de abertura oficial do evento só acontece amanhã, dia 26, mas hoje a programação já conta com diversas atividades. O 31º Entrevero acontece de 25 a 27 abril e é a primeira vez que é realizado em Rio Grande, fruto da conquista do rio-grandino Mateus Dias Louzada, 1º Peão Farroupilha na edição passado do evento.
O 1º Peão está no CCN, junto a parte do grupamento do Sentinela, fazendo as honras na recepção aos participantes que chegam de diversas regiões do estado. Segundo Mateus ver o evento, finalmente, acontecendo, é bastante recompensador. “Nós trabalhamos intensamente durante dez meses na construção e organização do Entrevero aqui em Rio Grande. Ver ele finalmente acontecendo é de uma alegria e de uma recompensa sem tamanho. Está tudo dentro do planejado, não tenho dúvidas de que vai ser um grande sucesso e que vai marcar a nossa cidade”, destacou.
Ainda nesta quinta-feira os concorrentes que estão se organizando no Centro saem em um passeio turístico guiado pelas ruas da cidade, oportunidade em que devem conhecer os principais pontos de visitação de Rio Grande, além da sua história. Uma equipe da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer de Rio Grande está no local participando da recepção e fazendo uma apresentação prévia da terra papareia. Outra atividade paralela que está sendo realizada no galpão é uma ação social do Hemocentro, que está no local para a doação voluntária de sangue a quem tiver o interesse.
A diretora cultural da 6ª Região Tradicionalista também está participando da recepção aos grupos no CCN e reiterou as palavras do 1º Peão quanto à emoção de ver tudo se concretizar. “A sensação é de dever cumprido, por organizar um evento desse porte aqui na nossa cidade, com toda a responsabilidade que ele requer, e ver tudo acontecendo conforme planejado. É também muito emocionante para todos nós, principalmente quando ouvimos os próprios concorrentes e familiares deles dizerem que foram muito bem recebidos, acolhidos, e que estão bem alojados e que tudo está em perfeita ordem”, ressalta Jussara Senna.
55 meninos, no total, concorrem nesta edição aos títulos de Piá, Guri e Peão Farroupilha. A expectativa é de que mais de mil pessoas circulem pelos locais do evento, principalmente no sábado quando acontecem as provas campeiras, movimentando a cena cultural e tradicionalista de Rio Grande.
Criado em 1988, o Entrevero de Peões é realizado anualmente na cidade do vencedor da categoria Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, reunindo tradicionalistas de todas as regiões para eleger jovens nas categorias Piá, Guri e Peão.
Em Rio Grande o evento é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, 6° Região Tradicionalista, Prefeitura Municipal do Rio Grande e Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande.
A programação completa do 31º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul pode ser conferida no anexo a seguir:
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação