NotíciasRio Grande

Recital nesta quinta com a musicista Olinda Alessandrini na EBAHL

Para o aniversário de 100 anos da Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” terá como convidada a pianista Olinda Allessandrini, que irá transportar a plateia através da música e da vida de Chiquinha Gonzaga, uma mulher à frente do seu tempo. A apresentação é aberta ao público e gratuita, nesta quinta-feira (27), às 20h no Auditório Everton Medeiros.

Pioneira em vários aspectos, Chiquinha foi pianista, compositora, professora, foi a primeira maestrina brasileira, fez parte de grupos de choro, escreveu operetas e música para teatro, além de enfrentar marido e família, sendo das primeiras mulheres divorciadas do país.

Chiquinha era abolicionista, lutando contra uma realidade dolorosa para o Brasil, a escravidão. Também participou de movimentos republicanos, e batalhou para que os artistas pudessem usufruir dos direitos autorais por suas criações, fossem musicais, teatrais, ou literárias.

Neste recital as escolhas musicais estão relacionadas ao final do século XIX e início do século XX, com enfoque no piano da música de salão, em que transparece o caráter único e peculiar da música brasileira.

As obras escolhidas mostram claramente a influência dos ritmos africanos, oriundos de rituais religiosos e das danças, e que se mesclam às tendências musicais européias.

Assim, o Brasil define sua personalidade musical, e a pianista pontua com exemplos de diferentes combinações rítmicas e seus resultados, como maxixe, tango brasileiro, habanera, valsa, choro, entre outras.

O recital tem caráter performático, alternando texto, imagens e exemplos ao piano. Também terá a participação do ator Rodrigo Prestes, que fará a conexão entre diferentes fases da vida de Chiquinha Gonzaga.

Ascom EBAHL

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.